Cearense acerta quina da Virada, tem aposta estornada e recorre à Justiça

Estorno foi feito um dia depois da divulgação dos resultados, no último domingo, 1°. O morador de Acopiara se sentiu lesado e busca reparação na Justiça

“A festa virou angústia”. É como pode ser descrita a sensação de acertar cinco dos seis números da Mega da Virada de 2022 e ter a compra estornada um dia depois do resultado. O caso aconteceu com um morador de Acopiara, a 346,8 km de Fortaleza. Francisco Iramar da Silva, conhecido como Lindomar Rodrigues, de 49 anos, radialista, tenta agora obter o prêmio.

Por volta das 11h30min do dia 31 de dezembro de 2022, Lindomar foi até uma lotérica da Caixa Econômica Federal para fazer dois jogos do Concurso 2550 — referente à Mega da Virada, entretanto, ela estava fechada desde às 11 horas.

À tarde, na casa da mãe, o radialista baixou o aplicativo “Loterias Caixa”, por indicação de um funcionário da instituição bancária, via ligação. Ao realizar o cadastro, foram solicitados RG, CPF, nome de mãe, pai, dentre outras informações. “Fiz todas as burocracias até que conseguisse realizar os jogos”, conta. 

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Quando revelaram o resultado, ele descobriu que tinha acertado cinco dos seis números sorteados, o equivalente a premiação de R$ 45.438,78.

Na data seguinte, 1° de janeiro de 2023, veio a surpresa. “No momento em que conferi a primeira vez, tava tudo bonitinho, foi só festa e alegria. No dia seguinte, abri para olhar, já constava como cancelado”, disse. “Por que não cancelaram no momento em que realizei a aposta? As duas compras foram finalizadas. Eu vi”, detalhou.

“Fiz duas apostas simples, a primeira tinha nove cartões e custou R$ 40,50, e a segunda, com sete, de R$ 31,50. Somente a segunda, a vencedora, foi cancelada”, conta.

 

Cearense acerta cinco dezenas na Mega da Virada, mas não recebe prêmio devido ao estorno do pagamento
Cearense acerta cinco dezenas na Mega da Virada, mas não recebe prêmio devido ao estorno do pagamento (Foto: Arquivo Pessoal/Lindomar Rodrigues)

O acopiarense acrescenta que, antes destas duas, havia feito outras cinco, que falharam. “Toda vez que a compra não é realizada, recebo mensagem. Neste caso, recebi cinco. O banco Santander, onde tenho conta, informava: ‘Compra não finalizada’. O mesmo acontece quando ela é feita. Nas duas vezes, mandaram: ‘Compra realizada com sucesso’."

Posicionamentos

Procurada, a Caixa diz que antes do término do prazo para registro das apostas do Concurso 2550 (Mega da Virada), a aposta do cliente foi cancelada automaticamente em razão de divergências cadastrais identificadas pelo sistema no processo de pagamento e registro de apostas, e, portanto, não concorreu ao sorteio.

A instituição bancária ainda ressaltou que o “Termo de Adesão e Uso do Portal e Aplicativo Loterias CAIXA, com o qual o cliente deve concordar para realizar apostas, define a responsabilidade do cliente em acompanhar a situação da compra e verificar a efetivação da aposta no menu Compras. O Termo informa ainda que as apostas que não estiverem em situação efetivada não concorrem aos sorteios”.

O POVO questionou o porquê da discrepância entre as duas apostas, e a Caixa Econômica Federal ratificou as informações enviadas anteriormente e garantiu que outros dados serão disponibilizados diretamente ao cliente.

O banco Santander informou, em ligação, que a compra foi feita regularmente pelo cartão de crédito, porém, houve uma devolução por parte do "Loterias Caixa", no dia 1° de janeiro. Não foi possível especificar a causa.

Aposta de R$ 31,50, premiada na Mega da Virada e estornada no aplicativo da Caixa, foi debitada do banco em que apostador é correntista
Aposta de R$ 31,50, premiada na Mega da Virada e estornada no aplicativo da Caixa, foi debitada do banco em que apostador é correntista (Foto: Arquivo Pessoal/Lindomar Rodrigues)

O Mercado Pago afirmou, também em chamada, que atua, nestes casos, apenas como um intermediador, sendo assim, não possuindo qualquer vínculo com o cancelamento.

Como foi imposta a situação de estorno de pagamento, Lindomar aguardava o ressarcimento dos R$ 31,50 gastos. Ao O POVO, ele confirmou o recebimento do dinheiro nessa terça-feira, 3.

Para compreender a divergência cadastral, ele visitou, nessa quarta-feira, 4, uma agência local, que prometeu resposta em até 48 horas. 

Francisco registrou Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia Regional de Iguatu. "Sinceramente, espero que a Justiça possa rever este caso. Vou constituir advogada, para que este dano seja reparado”, conclui Lindomar.


 


 

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