Incêndio florestal em Crateús é contido após três dias

Agentes da Ciopaer e do Corpo de Bombeiros concluíram a operação na Serra das Almas

14:42 | Out. 11, 2025

Por: Bianca Raynara
Com três dias consecutivos de duração, a operação de combate a um incêndio no município de Crateús contou com o uso de equipamentos específicos e apoio aéreo (foto: SSPDS TV/reprodução)

A coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram uma ação de combate a um incêndio no município de Crateús, a 355km de Fortaleza.

Com três dias consecutivos de duração, a operação contou com apoio aéreo, uso de equipamentos específicos para esse tipo de ocorrência e manobras de alta complexidade.

LEIA MAIS | Homicídios crescem pelo terceiro mês consecutivo no Ceará

O incêndio florestal atingiu a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra das Almas. Durante a operação, os profissionais realizaram aproximadamente 60 lançamentos aéreos, com o total de cerca de 30 mil litros de água lançados sobre a vegetação em chamas.

 

Estratégia de combate ao fogo

Durante as operações foram usadas aeronaves modelo AS350 B2 Esquilo e EC145 C2. Ambas equipadas com o Bambi Bucket, um reservatório flexível acoplado a um helicóptero para o transporte de água em áreas de difícil acesso.

Além da ação aérea, as equipes realizaram uma manobra que possibilitou acesso da equipe a regiões de difícil acesso.

A manobra em questão consiste em realizar a infiltração de bombeiros militares em um paredão rochoso, com a aeronave ainda em voo, permitindo que as equipes terrestres atuem diretamente sobre os focos remanescentes, após trabalho iniciado pelo combate aéreo.