Ceará tem 61% das escolas conectadas à internet, aponta relatório do Governo Federal

Estado supera média nacional e se destaca no Nordeste no programa Escola Conectada

21:14 | Ago. 29, 2025

Por: Victor Marvyo
Programa do Governo Federal tem a meta de garantir conectividade às 137 mil escolas públicas do país até o fim de 2026. Atualmente, já são mais de 82 mil com banda larga. (foto: Reprodução- Estácio Jr/ Governo do Ceará )

Dados do relatório referente ao programa Escola Conectada, do Governo Federal, divulgados na segunda-feira passada, 25, apontam que o Ceará foi um dos estados do Nordeste que mais apresentou evolução no número de escolas de ensino básico e médio conectadas.

Segundo o documento, das 5.971 instituições de educação básica do estado, 3.643 estão ligadas à internet, o que representa 61% do total. A média supera os 59,65% registrados no Brasil como um todo, onde 82,2 mil escolas públicas de ensino básico já contam com acesso digital nas cinco regiões.

LEIA MAIS | Ceará chega a 9,2 milhões de habitantes em 2025, aponta IBGE; confira a lista completa dos municípios

Meta de universalizar conectividade

O programa prevê atender todas as 137,8 mil instituições de ensino básico do País com internet de banda larga e wi-fi aberto, dentro da estratégia nacional de conectividade escolar, voltada para garantir acesso digital a alunos e professores da rede pública.

A Escola Conectada é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com estados, municípios e Distrito Federal.

O objetivo é oferecer internet de qualidade para uso pedagógico das tecnologias. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, o programa prevê investimento de R$ 6,5 bilhões pelo eixo “Inclusão Digital e Conectividade” do novo PAC.

LEIA TAMBÉM| Terras da vila de Jeri: perícia aponta "erro" de cartório e Estado pede que Justiça decida litígio

Avanço em relação a 2024

O relatório mostra que o Brasil avançou em relação a 2024, quando havia 73,1 mil escolas conectadas (53% do total). No Ceará, o salto foi de 55,7% no fim do ano passado, equivalente a 3.331 instituições, para os atuais 61%.

Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a meta é universalizar a conectividade até 2026. “Conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação, garantindo que a internet chegue onde antes não estava”, afirmou.

LEIA MAIS | Ocupantes irregulares da Terra Indigena Pitaguary terão 60 dias para sair do local

Destaque nacional e regional

Das 27 unidades da Federação, 21 têm mais da metade das escolas conectadas. Sete estados já superaram 70%: Mato Grosso do Sul (79,30%), Rio Grande do Norte (78,49%), Goiás (77,07%), Piauí (74,94%), Tocantins (73,17%), Paraná (71,41%) e Rio Grande do Sul (70,41%).

Na outra ponta, Amapá, Acre, Distrito Federal, Roraima e Pará ainda não atingiram os 50% de conectividade.