Colisão entre trens e carros no CE reduz 47,8% no 1º semestre do ano
Levantamento do Metrofor considerou o mesmo período de 2024 em comparação; entre janeiro e junho, redução registrada foi de 23 para 12 casos
Entre os meses de janeiro e junho de 2025, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) registrou 12 ocorrências de colisões entre trens e veículos no Ceará. O número representa uma redução de 47,8% em relação ao mesmo período do ano passado, com 23 casos.
Das colisões registradas no Estado, dez foram apontadas no VLT de Sobral, uma na Linha Oeste de Fortaleza e outra no VLT do Cariri. De acordo com o Metrofor, a maioria dos casos aconteceu por imprudência dos motoristas, com desrespeito às sinalizações.
O VLT de Sobral, município localizado a 233,78 km da Capital, indicou redução de 16,7% nas batidas. No primeiro semestre de 2024, 12 abalroamentos foram registrados, com 10 casos em 2025.
A companhia de transportes ressalta que a diminuição está relacionada à sincronização das sinalizações ferroviárias com os semáforos rodoviários. Na iniciativa, concluída em 13 das 29 passagens de nível, o semáforo dos carros fecha automaticamente com a aproximação de um trem.
Elmano se reúne com BNDES e acerta R$ 126 milhões para obra do Metrofor | LEIA MAIS
Colisão entre trens e carros no CE: sem colisões na Linha Nordeste
Em Fortaleza, após manutenções constantes e ações de conscientização nas redes sociais e na imprensa, a Linha Nordeste não registrou ocorrências. Nos primeiros seis meses do ano anterior, cinco colisões ocorreram.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) garante prioridade aos trens. No caso dos motoristas, deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é considerado uma infração gravíssima, incidindo em multa.
Para uma travessia segura, a recomendação do Metrofor é seguir a sinalização: “Pare, Olhe e Escute”, incluindo a presença de cancelas, luzes e sinais sonoros nas passagens de nível. Os órgãos gestores de tráfego rodoviário são responsáveis pela pintura de solo.
Metrofor reforça alerta após invasões em via férrea para empinar pipa | SAIBA MAIS