Hospital do Vale do Jaguaribe realiza captação de órgãos para transplantes em Fortaleza e Porto Alegre
Ao todo foram sete órgãos captados para transplante na capital cearense e na capital gaúcha. A operação contou com o auxílio da Coordenadoria Intergrada de Operações Aéreas (Ciopaer)
Em 48 horas, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, realizou a captação de sete órgãos para transplantes. Eles foram encaminhados para as cidades de Fortaleza e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Os transportes foram articulados pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HRVJ, com o apoio de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na terça-feira, 29, o HRJV encaminhou um fígado e dois rins para transplantes em Fortaleza e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e na manhã desta quinta-feira, 31, foram captados um coração, dois rins e um fígado, que foram levados para unidades hospitalares da Capital.
WhatsApp O POVO: saiba como enviar sua denúncia
A captação de terça, a primeira realizada neste ano na unidade, contou com a operação de duas equipes. Uma delas composta pelo médico-cirurgião Airton Lopes; pelo médico residente em transplante Levi Moura; e pelas enfermeiras Nayane Almeida e Carolina Lopes, da Central de Transplantes.
A outra, do próprio HRVJ, foi formada pela médica anestesista Atanda Ohara; pela médica residente em cirurgia geral Eduarda Rabelo Lima; e pelas enfermeira Érica Rebouças; e técnicas de enfermagem Vilanete Teixeira e Tâmara Almeida. Também compuseram a equipe a psicóloga Nara Silveira e a enfermeira Andresa Rodrigues.
Já nesta quinta-feira, 31, os profissionais responsáveis pela captação do coração foram o médico-cirurgião Daniel Trompieri; o médico residente Saul Landim; e as técnicas Maxsuele e Patrícia Mesquista. Os integrantes da captação de fígado e rins foram os médicos cirurgiões Alberto Leite e Vitor Teixeira, além dos enfermeiros Bartolomeu Neto e Leandro Regis.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente