Zeza dos Teclados: mudança de vida na música

Zeza dos Teclados: mudança de vida na música

Artista cearense viveu um ano de significativas mudanças na carreira, envolvendo decisões pessoais e o sucesso na internet. Conheça Zeza dos Teclados

"Minha vida mudou da água para o vinho”. É assim que Zeza define as transformações vividas no último um ano e meio de carreira. Essa área que hoje detém toda a atenção na sua vida foi o que a projetou nacionalmente.

Nascida na cidade cearense de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, é apaixonada por música desde criança. Já cantou na banda municipal da cidade onde nasceu e foi em um dos festejos lá que ela se interessou pelo teclado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No sofá da casa de sua irmã, onde recebeu a equipe do O POVO, Zeza falou sobre como começou a investir no talento musical. 

“Quando vim morar em Fortaleza, meu pai comprou uma caixinha amplificada e um teclado. Nunca fiz curso de teclado na minha vida. Foi só dedicação, aprendendo com o livrinho de partitura. Fui praticando", relata. 

Zeza dos Teclados: transformação na vida e na música

Há dez anos, era possível conhecer o trabalho da artista por “Marton Show”, forma como se apresentava antes da transição de gênero. “Eu cantava e fazia festas. Quando comecei a viver de música, eu viajava muito para o Rio de Janeiro, fazia shows lá”.

No entanto, várias vezes ela destaca que as mudanças físicas e sociais impactaram sua carreira e as dificuldades quase a levaram a desistir da música de uma vez por todas. 

"“Quando veio essa mudança, tudo mudou. Portas se fecharam, amizades se afastaram de mim.”

"

Zeza dos Teclados

Mesmo sendo apaixonada pelo que faz, Zeza já estava preparada para se dedicar a outro trabalho, e colocou seu teclado à venda. 

“Meus planos eram pegar esse dinheiro (da venda do teclado) e comprar lingerie ou algo assim, pois eu tenho muita amizade com mulheres, para vender e ganhar algum dinheiro, já que a música não estava dando”.

Foi nesse cenário que a vida de Zeza começou a seguir um rumo diferente do que ela imaginava. Enquanto fechava negócio para vender seu instrumento, ela conseguiu com o comprador o contato para se apresentar na Feira de Baturité. 

Em 10 de fevereiro de 2024, ela se apresentou no local, que marcou uma nova fase na sua carreira. Animada, ela comenta que foi uma das artistas que teve mais visualizações nos vídeos publicados nas redes sociais do evento. 

Leia mais: Exclusão, falta de exames e remédios: os desafios de acesso à saúde para pessoas trans em Fortaleza

E assim surgiu a "Zeza dos Teclados"

"Eu não usava esse nome, Zeza. Meu nome era "Nátila Show". As pessoas me chamavam muito de Zeza e eu não gostava. Eu critiquei muita gente, bloqueei muita gente no Instagram", explica, rindo. 

Apesar da voz semelhante ao Zezo - o cantor potiguar -, Zeza almejava se afastar desta imagem, "mas acabou acontecendo, o povo batizou, pegou e viralizou".

Este último termo foi bastante mencionado no encontro com Zeza, já que a artista vê as redes sociais como plataforma para alavancar a carreira

Zeza alcança ascensão nacional

Além de ser conhecida no Ceará, Zeza participou do quadro “Show dos Calouros” do programa Silvio Santos em janeiro deste ano, cantando um dos sucessos de Sérgio Reis. A cearense arrancou elogios da apresentadora Patrícia Abravanel e dos jurados, que enfatizaram “a força” de sua voz.

A repercussão gerou mais uma oportunidade para a cantora: se apresentar para o influenciador Carlinhos Maia, que tem mais de 35 milhões de seguidores no Instagram.

“Com Carlinhos, em 24 horas, eu ganhei 150 mil seguidores só com a publicação que ele fez marcando meu perfil (...) Demorei um mês para conseguir o que Carlinhos fez em 24 horas”, afirma.

Zeza dos Teclados: sucesso em tempos da “viralização”

E foi no ambiente das redes sociais que o trabalho de Zeza passou a ser mais conhecido. No último ano, a cantora alcançou 307 mil seguidores no Instagram. Em seu perfil, ela publica a agenda de shows, além dos vídeos de suas participações. 

"Hoje é diferente. Antigamente, eu andava nas ruas, as pessoas me tratavam de outra maneira. Hoje é outro patamar, já tenho respeito", reflete ela sobre como viralizar nas redes impactou sua carreira. 

Questionada sobre como o sucesso na internet pode ser efêmero, Zeza mostra tranquilidade e diz que o seu repertório "não sai de moda", além de ponderar que "está aproveitando o momento". 

"Eu acho que, como meu repertório é um repertório que não cai de sucesso – o bolero, o brega, eles nunca saem de moda – e como eu foquei no estilo Zezo, que é a minha inspiração, ele nunca caiu de sucesso. Pode dar uma parada ali, volta de novo, mas nunca caiu de sucesso".

Zeza demonstra autenticidade nas decisões da carreira

Mesmo empolgada com os projetos futuros, não é qualquer oferta de contratos que chama a atenção da jaguaruanense. Pontos que interferem no controle de sua imagem nas redes sociais geralmente são lidos com atenção e ela não tem receio em recusar propostas que não a agradem. 

O motivo seria manter sua autenticidade e ser sincera com seu público. 

"Eu quero uma relação, quero que esse público fiel que está tendo agora continue fiel, enquanto Zeza existir, não só aqui no Ceará, não só em Caucaia, não só em Fortaleza, mas no Brasil todo. Antes, eu não tinha público. Eu mandava mensagens: "Vão para minha festa hoje". Hoje eu não mando, só vou no meu Instagram e publico", relembra. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar