CNH gratuita para analfabetos no Ceará; saiba como irá funcionar
Programa ABCDetran, criada pelo Governo do Ceará, oferece habilitação gratuita para beneficiários do Bolsa Família
14:48 | Jun. 27, 2025
Cearenses não alfabetizados poderão obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de form gratuita por meio de um novo programa de capacitação e letramento desenvolvido pelo Governo do Ceará.
Intitulada ABCDetran, a iniciativa foi sancionada nesta quarta-feira, 26, pelo governador Elmano de Freitas (PT), e tem como objetivo promover mais inclusão e segurança no trânsito no Estado.
O programa foi desenvolvido em parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). A proposta é oferecer, de forma gratuita, aulas de letramento e educação no trânsito, além das etapas práticas de formação, para pessoas que não sabem ler nem escrever, mas desejam tirar a habilitação.
Assim como no programa CNH Popular, os candidatos selecionados devem estar inscritos no Programa Bolsa Família e serão isentos de taxas do processo de habilitação.
LEIA TAMBÉM| CNH Popular atende 100 municípios em 2025, no Ceará
Como funciona o ABCDetran
De acordo com informações do Governo do Ceará, os participantes do projeto passarão por um curso preparatório com conteúdo voltado ao letramento e à alfabetização, além de formação sobre educação no trânsito. Essa etapa será oferecida de forma digital e contará com o acompanhamento de monitores.
A carga horária total do curso é de 81 horas/aula. Após concluir o conteúdo e receber o certificado da Seduc, os participantes estarão aptos a seguir para as aulas práticas de direção veicular.
O programa também prevê que o Detran-CE possa firmar parcerias com instituições públicas e privadas, além de organizações e entidades da sociedade civil, para ampliar e promover as ações do projeto nos municípios cearenses.
LEIA MAIS| Duzentas crianças participam da "maior aula de natação do mundo" em Aquiraz
Projeto já foi testado no interior
Em 2022, o ABCDetran foi implementado em caráter piloto no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, 12 pessoas não alfabetizadas foram contempladas com a CNH gratuita na categoria A, destinada à condução de motocicletas.