Veja chuvas no Ceará e previsão do tempo para o feriado

Estado tem predominância de tempo firme neste início de feriado; previsão é de chuvas pontuais em todo o Estado até sexta

12:07 | Jun. 19, 2025

Por: Kleber Carvalho
Imagem de apoio ilustrativo: manhã parcialmente nublada em Fortaleza (foto: AURÉLIO ALVES)

O início do feriado de Corpus Christi tem sido de tempo majoritariamente firme no Ceará. De acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), oito cidades registraram chuvas entre as 7 horas da manhã da última quarta-feira, 18, e o mesmo horário desta quinta, 19.

LEIA TAMBÉM: Icapuí: obras do espigão da Praia da Peroba são interrompidas

Os dados foram coletados a partir do Calendário de Chuvas às 10h15min desta quinta e seguem em atualização.

O maior registro foi em Boa Viagem, município a 221 quilômetros (km) de Fortaleza, com oito milímetros (mm).

A macrorregião onde mais choveu até aqui foi o Sertão Central e Inhamuns, com precipitações em três municípios. Cariri, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza e Ibiapaba registram chuvas em um município cada.

Chove em Fortaleza na manhã desta quinta-feira

O início do feriadão foi com chuva em Fortaleza. Moradores das áreas centro e leste da Capital foram surpreendidos por pancadas passageiras de chuva logo por volta das 9 horas da manhã.

Imagens de radar da Funceme demonstram a passagem de nuvens de chuva no litoral vindas da região leste do Estado, e que seguem em direção ao Norte cearense.

Com a chuva, o céu da Capital também amanheceu nublado e com baixa incidência solar. 

Previsão do tempo para o feriado

A previsão é de tempo firme com chuvas pontuais em alguns municípios do Ceará durante os próximos dias. Até sexta-feira, 20, são esperadas chuvas fracas durante as madrugadas e manhãs no centro norte do Estado, que devem seguir rumo às regiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, e sul do Vale do Jaguaribe durante as tardes e noites.

Para o sábado, 21, a previsão é de chuva nos litorais Norte, do Pecém e de Fortaleza, enquanto o resto do Estado segue com tempo firme. À tarde, as precipitações seguem no Litoral Norte, mas desta vez chegam também à região do Cariri, onde permanecem até o anoitecer.

Os picos de temperatura devem ocorrer nas regiões jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte, com até 35°C. Mínimas de 17° a 19° ainda podem ocorrer na Ibiapaba, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.

Os ventos podem atingir até 50 km/h, em especial nas faixas litorâneas e áreas serranas, com predominância de sentido Leste-Sudeste, podendo variar para Leste-Nordeste.

LEIA TAMBÉM: Em cinco anos, Ceará registra mais de seis mil crimes contra meio ambiente e povos tradicionais