Chuva no Ceará: 15 cidades registram precipitações; veja previsão do tempo

Segundo a Funceme, Estado deve receber poucas chuvas nos próximos dias. Saiba onde foram os maiores registros das últimas 24 horas

10:36 | Mai. 04, 2025

Por: Bemfica de Oliva
Paisagem nublada na praia de Maceió, em Camocim, uma das cidades onde choveu no Ceará nas últimas 24 horas (foto: JL Rosa em 17.06.2021)

Pelo menos 15 municípios cearenses receberam chuva nas últimas 24 horas. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo dados da Fundação, dos 123 postos de coleta, em 77 municípios, que informaram a medição, 20 locais tiveram algum registro de precipitação. Ao todo, a Funceme tem mais de 500 postos de coleta, em todas as cidades cearenses.

Os dados ainda são preliminares, pois nem todos os locais enviam atualizações aos fins de semana. A última atualização foi às 10 horas deste domingo.

Sobre o assunto:

Locais com mais chuva no Ceará nas últimas 24 horas

A cidade onde mais choveu no Ceará nas últimas 24 horas foi Maranguape, na macrorregião Litoral de Fortaleza. O posto de medição Fazenda Columinjuba registrou 30 mm de precipitação.

Quixelô e Iguatu, na macrorregião Sertão Central e Inhamuns, além de outro posto de medição em Maranguape, também tiveram registros acima de 10 mm. Veja abaixo os dez municípios com maiores chuvas no Ceará entre o sábado e este domingo.

  1. Maranguape (Litoral de Fortaleza), posto de coleta Fazenda Columinjuba: 30 mm;
  2. Quixelô (Sertão Central e Inhamuns), posto de coleta Quixelô: 15 mm;
  3. Iguatu (Sertão Central e Inhamuns), posto de coleta Aeroporto: 11 mm;
  4. Maranguape (Litoral de Fortaleza), posto de coleta Olho D'Água: 10 mm;
  5. Barro (Cariri), posto de coleta Engenho Velho: 8,3 mm;
  6. Cedro (Cariri), posto de coleta Várzea da Conceição: 7 mm;
  7. Jucás (Cariri), posto de coleta Jucás: 7 mm;
  8. Camocim (Litoral Norte), posto de coleta Camocim: 7 mm;
  9. Iguatu (Sertão Central e Inhamuns), posto de coleta Baú: 7 mm;
  10. Aurora (Cariri), posto de coleta Soledade: 5,5 mm;
  11. Aurora (Cariri), posto de coleta Sítio Tipi: 5 mm;
  12. Saboeiro (Sertão Central e Inhamuns), posto de coleta Saboeiro: 4 mm;
  13. Barro (Cariri), posto de coleta Monte Alegre: 3,9 mm;
  14. Várzea Alegre (Cariri), posto de coleta Canindezinho: 3 mm;
  15. Aquiraz (Litoral de Fortaleza), posto de coleta Sítio Sapucaia Fagundes: 3 mm;
  16. Catarina (Sertão Central e Inhamuns), posto de coleta Figueiredo: 3 mm.

LEIA TAMBÉM | Orós: confira imagens do açude que voltou a sangrar após 14 anos

Funceme prevê poucas chuvas para os próximos dias

De acordo com a Funceme, o começo da semana não terá chuvas significativas no Ceará. Pela previsão dos meteorologistas, a manhã do domingo tem alta possibilidade de chuva no sul da macrorregião Sertão Central e Inhamuns, no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém. No entanto, as precipitações devem ser passageiras.

Ao longo da tarde, apenas o Cariri tem possibilidade de chuvas. Neste caso, a expectativa também é de episódios isolados.

Entre o fim da tarde e o começo da noite, se estendendo pela madrugada da segunda-feira, 5, há mais chances de precipitação. Neste período, há possibilidade de chuvas isoladas no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns, na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Mais notícias do Ceará