Mais de 80 cidades cearenses têm chuvas; Ipueiras apresenta maior registro
Ipueiras registrou 82 milímetros, seguida de Pires Ferreira, Guaraciaba do Norte, São Gonçalo do Amarante e Granja. Confira a previsão para terça-feira, 25, quarta, 26, e quinta, 27
09:10 | Fev. 25, 2025
Ceará tem 82 municípios com registro de chuvas entre 7 horas de segunda-feira, 24, às 7 horas desta terça-feira, 25. As precipitações concentraram-se principalmente nas regiões da Ibiapaba, Litoral do Pecém e Litoral Norte.
Ipueiras, no interior do Estado, apresentou o maior índice, com 82 milímetros (mm). De acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os municípios com mais registros foram Pires Ferreira (71.5 mm), Guaraciaba do Norte (52 mm), São Gonçalo Do Amarante (49 mm), Granja (45 mm) e Reriutaba (42 mm).
Leia mais
A previsão do tempo para o Ceará ainda segue com condições favoráveis à pluviosidade para esta terça-feira, 25, e quarta-feira, 26.
Espera-se o predomínio de céu nublado a parcialmente nublado com a ocorrência de precipitações em todas as macrorregiões nesta terça, com atenção especial para acumulados mais expressivos durante a madrugada e manhã em áreas do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.
Já na faixa da tarde, deve-se observar no oeste e norte do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Litoral Norte.
Enquanto, nesta quarta-feira, 26, deve haver uma diminuição dos acumulados pluviométricos e a área de chuva no Estado em relação aos dias anteriores, ficando esta concentrada no centro-norte. Com isso, há menor chance de chuva para o sul do território cearense como no Cariri e nos suis da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns.
Causa da chuva
Segundo a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a principal causa da quadra chuvosa, se tratando de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Esta interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.
Previsão do tempo para esta terça-feira, 25
A manhã desta terça-feira, 25, é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva e trovoadas na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Jaguaribana, e com chuvas isoladas no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
Já o período vespertino, tem potencial para parcialidade no tempo nublado em todas as macrorregiões com precipitação isolada no interior das regiões do Litoral do Pecém e do Litoral de Fortaleza, na Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Pode ter acúmulo chuvoso nas demais localidades.
Já à noite, há indicativo de aparecerem poucas nuvens no território com baixa possibilidade de pluviosidade isolada no Litoral Norte e na Ibiapaba.
Previsão do tempo para esta quarta-feira, 26
A madrugada desta quarta-feira, 26, o céu varia de nublado a parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns.
No turno matutino, alterna entre nublado a parcialmente nublado com precipitação isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Sertão Central e Inhamuns.
À tarde, pode haver nebulosidade a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva solitária no Litoral Norte, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns. No Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e no Maciço de Baturité, potencializa-se baixa possibilidade de isolamento pluviométrico.
Para a faixa da noite, o céu varia de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as localidades com reduzida possibilidade de chuva isolada no Litoral Norte e na Ibiapaba.
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 27
A madrugada e manhã para esta quinta-feira, 27, o céu pode estar nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva separada na faixa litorânea, Maciço de Baturité e no Sertão Central e Inhamuns.
No período vespertino, o céu segue com nuvens em todas as macrorregiões com precipitação na Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte. No Litoral do Pecém, as chuvas têm potencial de isolamento.
À noite, varia-se entre parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com reduzida eventualidade de chuva isolada no Litoral Norte e na Ibiapaba.
Segue as 10 maiores chuvas por posto do dia
Ipueiras (Posto: ACUDE JATOBA II) : 82 mm
Pires Ferreira (Posto: PIRES FERREIRA) : 71.5 mm
Guaraciaba Do Norte (Posto: GUARACIABA DO NORTE) : 52 mm
Guaraciaba Do Norte (Posto: MORRINHOS NOVOS) : 51 mm
Jijoca De Jericoacoara (Posto: JERICOACOARA) : 50 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: SEDE) : 49 mm
Guaraciaba Do Norte (Posto: LIMOEIRO) : 48 mm
Ipueiras (Posto: MATRIZ) : 47 mm
Granja (Posto: PESSOA ANTA) : 45 mm
Uruoca (Posto: URUOCA) : 45 mm