Aplicativo para acelerar atendimentos de pacientes hemofílicos chega ao CE
Ferramenta servirá para informar unidades hospitalares sobre situações de urgência e emergência; cadastro na plataforma deve ser feito nas unidades do Hemoce
Os pacientes hemofílicos do Ceará agora contam com uma nova ferramenta para acelerar atendimentos hospitalares em situações de urgência e emergência. Lançado na última sexta-feira, 13, o aplicativo SOS Hemofilia, desenvolvido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), irá facilitar a chegada de informações sobre o enfermo até as unidades de saúde.
Criado pela equipe de desenvolvimento da Prefeitura de Campina Grande–PB, o aplicativo funciona como um sinalizador de casos onde há grande perda de sangue, como acidentes e cortes profundos. Através de um clique no “botão SOS”, os pacientes poderão avisar que estão em situações de risco e se dirigindo para um hospital.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A ferramenta está disponível nas lojas de aplicativos para Android e IOS.
Essas informações serão enviadas ao Hemoce, que através de georreferenciamento, poderá identificar a unidade de saúde mais próxima e já enviar as informações necessárias, como os fatores de coagulação para infusão.
“Existem várias particularidades que precisam ser comunicadas nesses momentos complexos. A falta dessas informações qualificadas pode retardar e complicar o atendimento, porque o paciente pode demorar a receber o tratamento adequado. Informações qualificadas como diagnóstico, características clínicas (gravidade e presença de inibidores de coagulação), histórico de reações alérgicas estarão rapidamente disponíveis para a equipe médica do hospital”, explica Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, em nota.
Os pacientes poderão realizar o cadastro na plataforma durante os atendimentos no hemocentro. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o serviço já está disponível para os hemofílicos.
Atualmente, o Hemoce disponibiliza carteirinha para os pacientes atendidos com hemofilia que deve ser apresentada na chegada aos hospitais.
Simpósio sobre hemofilia
O lançamento do aplicativo fez parte do Simpósio Cearense de Coagulopatias e Hemoglobinopatias, que visa a troca de conhecimentos entre profissionais da área atuantes na rede estadual e em outros serviços.
Durante todo o fim de semana, o evento abordou temas como estratégias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e qualificação dos profissionais responsáveis por esses atendimentos. As ações de capacitação também foram abertas para estudantes e demais interessados da área da saúde.
Atendimento em hemofilia no Ceará
Referência no cuidado com pacientes hemofílicos, o Hemoce disponibiliza exames para a detecção da doença e acompanhamento multidisciplinar em caso de detecção da hemofilia.
Atualmente, 655 pacientes são assegurados com médicos hematologistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos.
Em Fortaleza, os pacientes podem buscar atendimento na sede do Hemoce, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A farmácia da unidade funciona 24 horas. No interior do Ceará, a assistência é oferecida pelos equipamentos regionais do hemocentro em Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá.