Escola de Saúde Pública lança novos programas de residência médica no Ceará

Especializações como Psicogeriatria, Infectologia Pediátrica e Neuropediatria, têm como foco dar assistência a área pediátrica e geriátrica

Três novos programas foram criados para a residência médica da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), sendo eles a Psicogeriatria, a Infectologia Pediátrica e a Neuropediatria. A novidade contribui para o reforço da assistência às crianças e pessoas idosas do Ceará. Os programas foram desenvolvidos após articulações da autarquia com apoio do Ministério da Educação (MEC).

A abertura desses cursos é resultado do Programa de Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde (Ampliares). “Recebemos com entusiasmo a autorização para integrar essas áreas estratégicas ao nosso catálogo de formação, como a Neuropediatria, que é essencial para a ampliação de serviços de saúde proposta pelo Governo do Ceará”, afirma Luciano Pamplona, superintendente da ESP/CE.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com a Secretária da Saúde do Ceará (Sesa), os residentes terão acesso a campos de prática em hospitais da rede estadual e no Instituto Primeira Infância (Iprede), em Fortaleza. O programa de Psicogeriatria, voltado para o crescente número de idosos e os desafios de saúde como Alzheimer e depressão, será desenvolvido no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM).

A Neuropediatria, pioneira no Ceará, terá como base o Iprede, fortalecendo o atendimento especializado para crianças com condições neurológicas. Já a formação em Infectologia Pediátrica será realizada no Hospital São José (HSJ) e no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), com foco em doenças infecciosas pediátricas.

Os candidatos aprovados no Exame Nacional de Residências (Enare), cujas provas foram realizadas em outubro, poderão escolher esses programas a partir de janeiro de 2025. Em nível nacional, a iniciativa contempla 163 instituições de saúde em todo o país, ampliando as opções de formação para residentes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SUS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar