Valdélio Muniz lança livro sobre teletrabalho e suas consequências

O lançamento do livro ocorreu na sexta-feira, 18, e traz temas como teletrabalho, hiperconexão laboral e tecnovigilância

O jornalista e mestre em Direito Privado Valdélio Muniz lançou o livro “Tecnovigilância e hiperconexão laboral: múltiplas facetas do teletrabalho e impactos na saúde do teletrabalhador”. A obra explora o entrecruzamento de três temas atuais e relevantes: teletrabalho, hiperconexão laboral e tecnovigilância. No livro esses tópicos compartilham um ponto em comum: são consequências diretas das novas tecnologias no ambiente de trabalho, refletindo profundamente na saúde física e mental dos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam remotamente.

Segundo o autor, Valdélio Muniz, a ideia inicial do livro lançado na última sexta-feira, 18, surgiu durante seu mestrado, em 2022. "Queria estudar o teletrabalho sob a ótica de custos e benefícios para empregados e empregadores. Porém, ao longo do curso, percebi que os impactos das novas tecnologias vão muito além disso", afirmou.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Valdélio conta que essas reflexões mereciam ir além do meio acadêmico, que a publicação do livro foi um meio de compartilhar com outras pessoas o que ele conseguiu reunir durante sua pesquisa.

“Essas reflexões sobre os malefícios da hiperconexão ao trabalho, em detrimento às dimensões da vida humana, como o lazer, a educação, o cuidado com a própria saúde e o convívio social, e da tecnovigilância, que é um monitoramento cada vez mais invasivo da intimidade e da privacidade dos trabalhadores, com ajuda de aplicativos, sistemas e softwares que se utilizam de inteligência artificial”, disse o autor.

Valdélio revelou que o atual contexto despertou grande interesse entre professores e colegas. "As discussões em seminários e a troca de ideias com meu orientador, o professor-doutor Afonso Rocha, foram fundamentais para enriquecer a pesquisa", destacou. A contribuição da banca examinadora, composta por figuras como o juiz federal João Luís Nogueira Matias e o subprocurador-geral do Trabalho, Gérson Marques, também foi crucial para a consolidação do trabalho.

Este é o primeiro livro de Valdélio Muniz, que após 15 anos de experiência jornalística e 12 anos como servidor público, viu a necessidade de apresentar uma produção mais densa.

“Tenho planos também de publicar um livro reunindo diversas reportagens, entrevistas e artigos que produzi e que guardo com carinho do tempo em que atuei como jornalista. São registros históricos que pretendo compilar e compartilhar com quem possa vir a ter interesse”, revelou Valdélio.

Valdélio Muniz é graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará e, após uma trajetória no Ministério Público do Trabalho, se formou em Direito. Com especialização e mestrado em Direito Privado, ele agora compartilha suas reflexões sobre os desafios contemporâneos do teletrabalho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar