Comporta do açude Pacajus é aberta para abastecer área rural de Cascavel
Objetivo é beneficiar população rural ribeirinha até janeiro do próximo ano
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) informou que irá abrir as comportas do açude Pacajus, localizado na divisa entre os municípios de Pacajus e Chorozinho. A medida será adotada até janeiro de 2025, e irá liberar cerca de 100 litros de água por segundo.
A ação visa beneficiar a população rural ribeirinha do rio Choró, num trecho de 20 km.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Com esse gesto, estamos liberando água para abastecimento humano, dessedentação animal e também pequenos produtores rurais que irrigam uma pequena horta ou plantas frutíferas”, explicou o presidente da Cogerh, Yuri Castro.
Construído pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em 1993, o açude Pacajus tem capacidade de armazenar 254,9 milhões de metros cúbicos de água.
Durante a quadra chuvosa de 2024, o açude foi um dos mais de 70 reservatórios do Estado a atingirem 100% de sua capacidade de armazenamento.
Açude está com 99,36% da capacidade de abastecimento
De acordo com o portal hidrológico do Ceará, atualmente o açude Pacajus está com 99,36% de sua capacidade de armazenamento. Com o alto nível de água armazenada, a liberação das comportas deverá ter impacto de 0,6% na quantidade de água represada.
O açude Pacajus represa as águas do rio Choró, e integra o chamado Sistema Metropolitano, juntamente com os açudes Pacoti, Riachão, Gavião e Aracoiaba.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente