Três municípios cearenses registram chuvas com mais de 50mm nesta terça-feira, 28

Áreas de instabilidade climática e proximidade da estação que antecede a quadra chuvosa estão entre fatores que influenciaram a formação de chuvas intensas

Cearenses foram surpreendidos com chuvas intensas fora de época em Fortaleza, Crato e Palmácia. Nos três municípios, foram registradas chuvas com mais de 50 milímetros, nesta terça-feira, 28. Na Capital, as precipitações chegaram a 61,4 mm e culminaram em problemas de instabilidade na distribuição de energia em, pelo menos, quatro bairros da Cidade.

De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 17h52min desta terça-feira, 77 dos 147 municípios monitorados apresentaram chuvas ao longo do dia. A maior precipitação foi registrada no Crato, com 62 mm. O outro destaque vai para Palmácia com 58 mm observados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues, explica que o tempo instável presente no Estado está “associado às áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste do Brasil e do Oceano Atlântico”, assim como o posicionamento e deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

“Além disso, a proximidade da estação pré-quadra chuvosa — que corresponde aos meses de dezembro e janeiro — pode influenciar para a queda de chuvas intensas de forma isolada em alguns municípios cearenses, como foi visto hoje aqui na Capital, no Crato e em Palmácia”, aponta.

Segundo ele, a proporção das chuvas registradas nesta terça-feira, 28, com mais de 50 milímetros, são mais comumente vistas durante a quadra chuvosa, sendo consideradas de intensidade moderada a forte. No entanto, em decorrência da condição de instabilidade atmosférica presente no estado do Ceará, assim como em boa parte do território do Nordeste do Brasil, é possível que elas continuem ocorrendo, isoladamente, ao longo dos próximos dois meses.

Bairros de Fortaleza sofrem instabilidade na distribuição de energia e semáforos sem funcionar

Por conta da chuva intensa registrada em Fortaleza, nesta terça-feira, 28, diversos pontos da cidade apresentaram problemas de instabilidade na distribuição de energia elétrica. O POVO apurou que, pelo menos, quatro bairros da Capital sofreram com a falta de energia entre a madrugada e o início da tarde.

Os bairros Parangaba, Parquelândia, Maraponga e Luciano Cavalcante tiveram problemas com a queda na distribuição energética. Em nota, a Enel Distribuição Ceará informa que as fortes chuvas com ventos que atingiram a cidade nesta madrugada provocaram a interrupção do fornecimento de energia para alguns pontos.
A distribuidora informa ainda que realizou manobras de transferência de cargas para diminuir o impacto no serviço aos demais clientes. A empresa comunica ainda que também reforçou suas equipes em campo e trabalha para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível nessas localidades.

Ainda devido às fortes chuvas, semáforos espalhados por diversos bairros de Fortaleza registraram instabilidade no funcionamento. Entre os pontos observados problemas nos equipamentos, estão:

-Cruzamento das avenidas Júlio Ventura com avenida Barão de Studart;

-Avenidas 13 de Maio e Jovita Feitosa com avenida José Jatahy;

-Avenida Heráclito Graça com as ruas Nogueira Acioli e Dona Leopoldina;

-Avenida Pontes Vieira com avenida Desembargador Moreira;

-Avenida Domingos Olímpio nos cruzamentos com as ruas Sólon Pinheiro e Barão de Aratanha;

-Cruzamentos da avenida Visconde do Rio Branco com a avenida Antônio Sales;

-Avenida Pontes Vieira, nos semáforos dos cruzamentos com a avenida Desembargador Moreira e com as ruas Joaquim Nabuco, Capitão Melo e Professor Carvalho;

-Avenida Rui Barbosa no cruzamento com a rua Pereira Filgueiras;

-Rua César Rossas, no cruzamento com as ruas 15 de novembro, Edite Braga e Professor Teodorico.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa, em nota, que 3,6% dos 1076 semáforos de Fortaleza apresentaram instabilidade provocada por oscilações na rede de energia. Na manhã desta terça-feira, 28, o órgão contabilizou 96 ocorrências - todas ocasionadas por falhas elétricas.

A AMC reforça que, em quaisquer casos de instabilidade semafórica, agentes e operadores de tráfego são encaminhados para os trechos com maior circulação para auxiliar os condutores no trânsito em áreas de jurisdição municipal.

Os condutores também devem seguir a regra geral de circulação, prevista no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em caso de trânsito por fluxos de veículos que se cruzem em local não sinalizado, a preferência de passagem será do veículo que vem pela direita.

(Com informações da repórter Taynara Lima/Especial para O POVO)

Confira as maiores chuvas das últimas 24h (28/11)

Crato (Posto Lameiro): 62 milímetros
Fortaleza (Posto Pici): 61.4 milímetros
Palmácia (Posto Palmacia): 58 milímetros
Barbalha (Posto Barbalha): 41 milímetros
Acaraú (Posto Acaraú): 40 milímetros
Crato (Posto Crato): 38.6 milímetros
Pacoti (Posto Pacoti): 36 milímetros
Cruz (Posto Sítio Pitombeiras de Cruz): 33.4 milímetros
Missão Velha (Posto Jamacaru): 31.8 milímetros
Redenção (Posto Açude Acarapé do Meio): 27 milímetros

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas chuvas ceará chuva em fortaleza funceme

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar