Encontro debate identidade e fortalecimento dos povos de terreiro do Ceará

Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará realiza sua primeira reunião neste sábado, 21. Intenção é que evento seja itinerante ao longo do ano

Representantes e praticantes de religiões afrobrasileiras se reuniram na manhã deste sábado, 21, no Centro Cultural Bom Jardim. O encontro marca o primeiro Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará (Pró-Terreiro), que acontece das 8 horas às 17 horas. Já a data é lembrada pela celebração do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

"A principal finalidade é dar uma identificação ao povo de terreiro do Ceará, porque precisamos nos identificar para fortalecer nossos conhecimentos e nossa unidade ainda que cada um na sua raiz: umbanda, candomblé, jurema, terecô, tambor de mina", aponta Miguel Ferreira Neto, o Pai Neto Tranca Rua, mestre de cultura e liderança importante na umbanda.

Pai Neto lembra que as tentativas de uma articulação estadual vem desde meados dos anos 2000. "Queremos que o Fórum seja itinerante. Começamos hoje aqui, mas queremos realizar encontros em todas as regiões do Ceará durante os próximos meses", diz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Carla Vanessa de Oliveira, presidente da Associação Espírita de Umbanda São Miguel, afirma que a presença no evento é positiva, ainda que não tenha atingido a estimativa de 100 inscrições disponíveis. "A gente sabe que vamos aos poucos. Uma pessoa chama a outra e a gente espera um público maior a cada reunião."

Ela explica que a intenção é reunir o máximo de pessoas e ideias que estejam dispostas a colaborar entre si para desenvolver ações culturais, festividades, articulações políticas e articulação popular entre todos aqueles que estão nos terreiros.

"O terreiro é o local de acolher todos aqueles que foram excluídos. É lugar de acolhimento, de cura e de defesa", enfatiza Pai Neto. "É um refúgio material e espiritual."

Podcast

A parceria entre o CCBJ e os povos de terreiro se estende há algum tempo. Em junho de 2022, o Centro Cultural lançou o podcast “Povos de Terreiro”, que nasceu das Conversas de Terreiro, programa do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada conduzido pelo educador social Eduardo Marques.

O podcast Povos de Terreiro surge com o objetivo de construir pontes e fortalecer a memória dos terreiros do Grande Bom Jardim, que são mais de 500 espalhados no território.

Os seis episódios estão disponíveis nas plataformas de podcast e no YouTube do CCBJ, com janela de libras. A série em áudio traz conversas com pais, mães e filhos de santo do território, falando sobre sua jornada espiritual e sobre diversos assuntos que envolvem o movimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

povos de terreiro forum povos de terreiro ceará pai neto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar