Governo do Ceará volta a recomendar uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração

A governadora Izolda Cela realizou o anúncio da nova recomendação via redes sociais

Atualizada às 15h30min

O Governo do Ceará voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados e de aglomeração, em decorrência do aumento de número de casos da Covid-19, registrado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A informação foi anunciada pela governadora Izolda Cela pelas redes sociais, nesta sexta-feira, 18, após uma reunião com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Diante do cenário, que exige muita prudência, o Comitê recomenda o uso de máscaras em locais fechados e de aglomeração, como nos transportes coletivos, assim como maior atenção para as pessoas que possuem alguma comorbidade”, escreveu a governadora na publicação.

Apesar de não haver registro do aumento do número de internações e mortes pela doença no Estado, a orientação é que a população complete o esquema vacinal contra a Covid, com as doses de reforço.

“Isso é muito importante [tomar as doses de reforço da vacina contra a Covid-19]. Inclusive, estamos solicitando mais doses ao Ministério da Saúde, para que não falte vacina aos cearenses”, afirmou Izolda.

Ao apresentar sintomas gripais, mesmo sem a comprovação de positividade, a indicação do Governo é fazer o uso de máscara e buscar uma unidade de saúde para realizar a testagem.

Conforme informado pela governadora nas redes sociais, as reuniões do Comitê voltarão a ser realizadas semanalmente e os decretos passarão a ser quinzenais, com o intuito de avaliar com mais frequência a evolução da pandemia.

Uso de máscara no Brasil

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomendou, no último sábado, 12, que os estados e municípios retomem o uso de máscaras de proteção facial. A orientação foi divulgada por meio de nota técnica e se destina a todos, com destaque para aqueles que encontram-se em uma situação de maior risco de infecção, como locais fechados, mal ventilados e com aglomeração, e em hospitais.

Veja quais cidades brasileiras passaram a recomendar o uso de máscaras à população:

Belo Horizonte - A prefeitura de Belo Horizonte irá exigir o uso de máscaras em estabelecimentos, serviços de saúde, transporte público, estações de embarque e desembarque, transporte escolar e serviços de transporte de táxi ou por aplicativo. A informação foi publicada via site da prefeitura nesta sexta-feira, 18. O decreto será válido até o dia 2 de dezembro.

Campinas - A cidade de Campinas retomou a recomendação do uso de máscaras em locais pouco ventilados/sem ventilação natural e de aglomerações. A medida foi anunciada nessa quinta-feira, 17, após reunião extraordinária do Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia.

A Prefeitura de Campinas informa que houve um aumento no número de casos leves de Covid-19 em novembro. Entre 30 de outubro a 5 de novembro foram 418 casos da doença. Na semana seguinte, encerrada em 12 de novembro, a cidade registrou 603 casos.

Curitiba - A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba reforçou na quarta-feira, 16, a recomendação para uso de máscaras em locais fechados ou ambientes com grande circulação de pessoas. A cidade registrou uma alta de 31% no atendimento de pessoas com queixas respiratórias na última semana, finalizada no dia 12 de novembro.

São Paulo - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, reforçou nesta sexta-feira, 18, a recomendação e a importância do uso de máscaras de proteção em todos os ambientes, fechados e em aglomeração, como nos transportes públicos – ônibus, metrôs, trens, carros de aplicativo e nas respectivas estações. Na próxima segunda-feira, 21, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciará conscientização da população com a entrega de 1 milhão de máscaras descartáveis em terminais de ônibus, onde também serão instaladas tendas para vacinação contra a Covid-19.

ABC Paulista - As cidades do Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, voltaram a recomendar o uso de máscara no transporte público. A medida passou a valer em Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a partir dessa quinta-feira, 17. A cidade de São Bernardo foi a única que não adotou a recomendação.

Ainda na quinta-feira, 17, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), fez um apelo para que a população complete o ciclo vacinal em live realizada nas redes sociais. Apesar de não recomendar o uso da máscara, ele anunciou a suspensão de visitas em hospitais e UPAs a partir da data.

"Se não melhorar [a taxa de vacinação contra covid], seremos obrigados a tomar medidas. A primeira delas é tornar obrigatório o uso de máscara. É isso que vocês querem?”, questionou o prefeito. E completou: “Muito melhor que voltar a máscara é tomar a vacina”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

governo do ce4ará governadora izolda cela uso de máscaras recomendação uso de máscaras uso de máscaras ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar