Maior reserva do patrimônio natural do Ceará comemora 22 anos

Local abriga mais de 230 espécies de aves, 45 espécies de répteis, 323 espécies de plantas, 33 espécies de anfíbios e 45 espécies de mamíferos

A maior reserva particular do patrimônio natural do Ceará, a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), comemora 22 anos nesta quinta-feira, 8. A unidade de conservação fica localizada entre Crateús, a 359 quilômetros de Fortaleza, e Buriti dos Montes, no Piauí. Ao todo, o local possui 6.285 hectares (ha) de extensão que resguardam quatro nascentes, sete trilhas ecológicas, exposições e réplicas de animais em tamanho real.

Desde o ano 2000, a reserva é gerida pela Associação Caatinga. A unidade também é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela interação com as comunidades rurais do seu entorno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a Associação Caatinga, das seis espécies de felinos da Caatinga, quatro já foram registradas na Serra das Almas. O local abriga mais de 230 espécies de aves, 45 espécies de répteis, 323 espécies de plantas, 33 espécies de anfíbios e 45 espécies de mamíferos.

Ainda segundo a associação, dentre esses, algumas estão ameaçadas de extinção, como a Jandaíra (Melipona subnitida), a Onça Parda (Puma concolor) e o Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus).

Visitação

No local, é oferecido alojamento com refeitório, dormitório, redário, laboratório, auditório, torre de observação, viveiros de produção de mudas nativas e meliponário, além de loja física para os visitantes.

Para quem deseja visitar a unidade de conservação, a reserva dispõe de guias e está aberta para visitação todos os dias da semana.

O agendamento da visita deve ser realizado com pelo menos quatro dias de antecedência, por meio do telefone (88) 3691 8671 ou do e-mail: caatinga@acaatinga.org.br.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

reserva ambiental ceará maior reserva natural ceará reserva serra das almas biodiversidade ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar