19 fósseis são recuperados em pedreiras de Santana do Cariri

Os fósseis foram encontrados e entregues à Polícia por trabalhadores do local

Durante uma fiscalização realizada pelo Batalhão do Meio Ambiente do Cariri, 19 fósseis foram recuperados de pedreiras situadas no município de Santana do Cariri, a 522,5 km de Fortaleza. A ação ocorreu na última quarta-feira, 27, quando o material foi entregue espontaneamente por trabalhadores do local.

Em entrevista ao jornalista Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri, o tenente e subcomandante da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, Thyago Max Cavalcante, explica que a fiscalização que culminou no resgate das peças fossilizadas tem como intuito reforçar o combate à comercialização ilegal dos itens.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Diariamente realizamos blitz e visitas às pedreiras, falando sobre a importância da região e conscientizando a população. Até um tempo atrás, apareciam muitos casos de tráfico internacional de fósseis, onde os criminosos se aproveitavam da falta de informação para comprar de pessoas que os encontravam, levando-os para fora do País”, pontuou.

Segundo o tenente, o caso desta recuperação dos 19 fósseis, não se trata de uma apreensão, mas de um exemplo da necessidade de disseminar o conhecimento sobre a relevância histórica e cultural das peças - que foram entregues de forma voluntária pelos trabalhadores das pedreiras. Portanto, a ação não se tratou de uma apreensão e nenhum suspeito foi preso.

“Ao encontrarem os fósseis, os trabalhadores acionaram as autoridades sobre o assunto. Ao todo, foram recuperados 19 fósseis, sendo 14 de peixes, quatro de plantas e um de inseto”, disse o tenente.

Além disso, ele ressalta a importância da participação da população para que ações como essa sejam efetuadas com êxito. “Os fósseis encontrados aqui são patrimônio natural e cultural do Brasil, é por meio dos estudos deles que conseguimos informações sobre a evolução dos seres vivos”, destacou.

Para denunciar o comércio ilegal ou contribuir com a recuperação dos fósseis, a população pode ligar para a Polícia Militar pelo número 190. Após reportados, as autoridades responsáveis pelo resgate dos itens são enviadas ao local.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fósseis 19 fósseis recuperados fósseis cariri polícia militar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar