Nossa Senhora da Assunção: entenda devoção à santa

No Brasil, Nossa Senhora da Assunção é padroeira de cidades como Fortaleza e Viçosa do Ceará. Doutrina tornou-se feriado nacional no dia 15 de agosto

No catolicismo, Nossa Senhora da Assunção representa a celebração da "Dormição de Maria", mãe de Jesus. Segundo a crença ensinada na Igreja Católica Romana e em algumas igrejas ortodoxas, a progenitora de Cristo teve seu corpo e alma assuntos (levados) ao céu para a glória celeste, logo após sua morte.

Tal doutrina, no entanto, só foi instituída como dogma em 1º de novembro de 1950, pelo papa Pio XII, por meio da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A partir desse período, a assunção de Maria tornou-se feriado nacional em muitos países, sendo celebrado pelos fiéis no dia 15 de agosto (15/08).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

CONFIRA o que funciona e não funciona durante o feriado

O que é a assunção de Nossa Senhora?

A doutrina sobre a assunção de Nossa Senhora baseia-se na crença de que Maria, após sua morte, foi espiritualmente e corporalmente elevada aos céus. Segundo o dogma da Igreja Católica, tal privilégio, semelhante ao de Jesus Cristo, foi uma forma de reconhecimento e recompensa a toda dor e vida em santidade.  

Como se iniciou a crença na assunção de Nossa Senhora?

A assunção de Maria aos céus não está registrada no livro sagrado dos cristãos, a Bíblia. No entanto, uma carta intitulada de "Dormitio Mariæ", escrita em armênio pelos hieromártires Dionísio, o Areopagita, e Inácio de Antioquia, relata o evento.

Após a descoberta da escritura, autoridades eclesiásticas como João Damasceno, e seus contemporâneos, Gregório de Tours e Modesto de Jerusalém, ajudaram na disseminação da crença por toda a Igreja Católica, justificando, com clareza, que o corpo de Nossa Senhora não poderia sofrer corrupção.

História da assunção de Nossa Senhora

Pouco se sabe sobre as causas, local e data da morte de Maria, por não haver um registro preciso com tais informações. Apesar das controvérsias, a tradição católica conta a história de que no momento da morte da Virgem alguns apóstolos estavam presentes. Estes, sepultaram-na num túmulo que nunca havia sido usado, situado no Getsêmani, em Jerusalém.

Três dias após o sepultamento, um dos apóstolos, geralmente identificado como sendo São Tomé, que não esteve presente na ocasião, pediu para que o túmulo fosse reaberto. Foi nesse momento que descobriu-se que o túmulo estava vazio, contendo apenas a mortalha usada por ela e um forte odor de flor. Eles compreenderam, assim, que a Virgem Maria foi assunta, ou seja, elevada aos céus de corpo e alma. 

O local da morte de Maria ainda é uma incógnita. Dessa forma, uma parte dos fiéis acredita que a Virgem teria findado seus dias em Éfeso. Já uma outra parte acredita que Maria teria terminado sua jornada terrena em Jerusalém, no Monte Sion, sendo sepultada no lugar onde se encontra hoje a Basílica da “Dormitio Mariæ”, na região do Vale do Cedron, local tradicional de sepulturas.

Protestantes acreditam na assunção de Maria?

Os protestantes não ensinam e não acreditam na Assunção de Maria, uma vez que eles não veem embasamento bíblico para a doutrina. Embora a maior parte das igrejas do luteranismo não ensinem a Assunção de Maria, o dia 15 de agosto é uma festa menor em honra a "Maria, Mãe de Nosso Senhor", de acordo com o calendário luterano de santos.

Quando e onde é celebrado o dia de Nossa Senhora da Assunção?

A assunção de Nossa Senhora é celebrado no dia 15 de agosto, por meio de festividades populares e procissões. A solenidade é uma comemoração originária de Portugal, mais propriamente de Trás os Montes, no entanto, tornou-se feriado nacional em muitos países, incluindo partes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Chile, Colômbia, Croácia, Eslovênia, Espanha, Equador, França, Grécia, Líbano, Lituânia, Itália, Malta, Maurício,[34] Paraguai, Polônia, Portugal, Romênia, Senegal, Suíça e Vanuatu.

No Brasil, a santa é padroeira das cidades de Fortaleza e Viçosa do Ceará, no estado do Ceará, de Jales e Jundiaí do estado de São Paulo, de Caçapava do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, de Cabo Frio e Valença, no estado do Rio de Janeiro, de Cabo Verde (Minas Gerais), Bom Despacho, Belo Horizonte e Itaúna em Minas Gerais (da qual sua festa comemora-se junto com a Festa de Nossa Senhora do Rosário), de Acari no Rio Grande do Norte, de Maringá no estado do Paraná, em Cruzeiro do Sul no estado do Acre e em Oeiras do Pará no estado do Pará e de Campo Belo, no estado de Minas Gerais.

Orações para a Nossa Senhora da Assunção

Abaixo, confira algumas orações para a santa.

Maria, Senhora do amor

"Virgem Maria! Mãe do Senhor, escolhida do Pai, que aceitaste livremente transformar o mundo com o seu sim. Sei da tua grandeza diante de Deus e sei também o quanto é poderosa a tua intercessão. Eu te saúdo, Maria! Eu te exalto porque, como escolhida, não deixaste de ser Maria. Dá-me tua humildade. Mãe da paz, enche o meu coração com a tua paz, com o teu amor. Amor de mãe, mais ainda, amor da Mãe de Deus, que nos ama, nos protege e nos ampara sempre. Tão fiel, tão amiga, Mãe, nossa Mãe! Senhora do amor, Mãe dos mil nomes, eu sou teu filho e contigo desejo trilhar o caminho de Jesus. Abençoa-nos, ó Mãe. Amém!".

Para os momentos difíceis

"Senhora, vós conheceis como o nosso coração é assaltado por tantas dificuldades. Temos de lutar para conservar intacta a nossa fé, nesta hora em que são tantos os que não acreditam. Temos de lutar para conservar intacta a nossa pureza, nesta hora em que o mundo é uma gigantesca organização do mal. Temos de lutar para conservar vibrante o nosso entusiasmo, nesta hora em que os homens apenas se preocupam com os bens materiais. Para que a nossa fé se mantenha inquebrantável, sede vós a nossa defensora, ó Virgem Maria! Para que o mal não nos domine e para que não semeie ruínas incertezas em nossas almas, sede vós a nossa defesa, ó Virgem Maria! Para que os maus afetos não enfraqueçam as nossas forças e não destruam o nosso coração, sede nossa defesa, ó Virgem Maria! Para que conservemos intactos os nossos entusiasmos, Virgem Maria, sede vós o nosso alento. Amém!".

Consagração a Nossa Senhora

"Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós e, em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Amém".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nossa senhora da assuncao assuncao de maria catolicismo crenca data nossa senhora assuncao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar