Comando da PM para a prevenção e apoio às comunidades é implantado no Ancuri

Com 36 policiais e nove viaturas, nova unidade policial visa realizar um policiamento de prevenção junto à comunidade, com grupo de apoio a vítimas de violência

Com a promessa de ser "um novo modelo de se fazer polícia", o bairro Ancuri foi o primeiro território em Fortaleza a receber o Comando da Polícia Militar para prevenção e apoio às comunidades (Copac). O residencial Luiz Gonzaga é a primeira base física da nova política de policiamento preventivo e comunitário. Unidade policial foi implantada na manhã desta sexta-feira, 12.

Modelo é visto como um divisor de águas pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Sandro Caron. "Teremos um grupo de segurança comunitária, um grupo de apoio a vítimas da violência e um grupo de segurança escolar, é uma nova estrutura que se cria", afirma o titular da pasta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A proposta de uma polícia mais preventiva busca trazer uma aproximação entre os moradores de áreas vulneráveis e os agentes de segurança daquela região. De acordo com o comandante da Copac, major Messias Mendes, a unidade conta com profissionais capacitados para ouvirem as demandas da população.

"São serviços para cuidar das pessoas de forma individualizada. Temos o grupo de apoio a vítimas de violência, o grupo de segurança comunitária, que irá visitar os moradores e fazer a mediação de conflitos", explica.

De acordo com Mendes, a primeira unidade física do Copac está disponível para atendimento por meio do telefone (85) 9 8138 2633, que também possui atendimento via WhatsApp. Os trabalhos do Copac também contemplam situações de segurança escolar, nas quais estão programadas visitas a unidade escolares, visando à mediação de conflitos e garantia de segurança no ir e vir dos estudantes.

Para Dora da Silva, 60, moradora do residencial Luiz Gonzaga desde 2019, a medida traz esperança de dias melhores na região. "Quando a gente chegou aqui, era só mato. Agora, estão construindo uma escola e trouxeram essa polícia diferente para cá, já é um avanço", opina.

Já Raimundo Oliveira, 64, que também mora no residencial, espera que a proposta da polícia se concretize. "Espero que o atendimento funcione como prometeram, se for assim, as coisas podem melhorar."

A governadora Izolda Cela também esteve presente no residencial Luiz Gonzaga. Além de destacar os novos serviços ofertados pelo Copac, a gestora estadual anunciou que cerca de 2.400 policiais estão sendo formados na academia de polícia e passarão a compor o efetivo de segurança pública do Estado. Segundo Sandro Caron, o reforço no efetivo acontecerá no próximo mês de novembro.

Projeto Acolher

Na manhã desta sexta-feira, 12, o bairro Ancuri também recebeu a 11ª edição do Projeto Acolher. No local, serviços como a emissão gratuita de documentos para quem não possui RG e CPF, além de atendimentos da Defensoria Pública, foram ofertados aos moradores do residencial Luiz Gonzaga.

O Projeto Acolher ocorre semanalmente, às sextas-feiras, em regiões de vulnerabilidade social. Mais de 2 mil pessoas já foram atendidas por meio da ação. "Fazemos um levantamento e identificamos as principais necessidades. Com isso, fazemos o ofício e encaminhamos as articulações, como no caso de demandas por creches", explica Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A ação também ofereceu aos moradores a oportunidade da realização de um cadastro em cursos profissionalizantes, assim como atividades lúdicas voltadas ao público infantil. No local, também estavam sendo ofertados serviços de saúde como a aplicação de vacinas e aferição de pressão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Polícia Comunitária Ancuri Jangurussu Policia Militar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar