45 dias após fim da quadra chuvosa, 22 açudes continuam sangrando no Ceará

Até 31 de maio, quando se encerrou o período de chuvas, 47 açudes estavam sangrando

Após 45 dias do fim da quadra chuvosa, 22 açudes do Ceará ainda estão sangrando, os dados são do Boletim Hidrológico disponibilizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Até 31 de maio, quando se encerrou o período de chuvas, 47 açudes estavam sangrando. As informações são desta sexta-feira, 15, retiradas do Portal Hidrológico, às 16h28mim.

Desde 2013, a situação hídrica do Estado não atingia os patamares alcançados este ano, acumulando agora 39,1% da capacidade total dos 157 açudes monitorados. Só em maio deste ano foram contabilizados 0,71 bilhões de m³ de água nos açudes, valor superior a maio de 2021, quando os números foram de 0,54 bilhões, aponta o levantamento realizado pelo setor de monitoramento da Cogerh.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme o órgão em matéria do dia 3 de junho, a recarga trouxe conforto para o microssistema que abastece Fortaleza e Região Metropolitana (RMF). Com 100% da capacidade de armazenamento, os açudes Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba estão dando autonomia de água para a RMF sem necessidade de transferência das águas do Castanhão.

Apesar do cenário confortável em algumas regiões, de acordo com a Cogerh, existe sempre a necessidade de seguir com o uso responsável da água. Por conta de estarmos em uma região semiárida, há sempre incertezas em relação ao impacto real da quadra chuvosa. Por isso, é recomendado manter o uso diligente da água, usando com total responsabilidade.


Confira a lista de reservatórios sangrando no Ceará:

- Acaraú Mirim (Massapê)
- Jenipapo (Meruoca)
- São Vicente (Santana do Acaraú)
- Sobral (Sobral)
- Faé (Quixelô)
- São José (Boa Viagem)
- Frios (Umirim)
- Itapajé (Itapajé)
- Mundaú (Uruburetama)
- Quandú (Itapipoca)
- Acarape do Meio (Redenção)
- Aracoiaba (Aracoiaba)
- Gavião (Pacatuba)
- Germinal (Palmácia)
- Itapebussu (Maranguape)
- Macacos (Ibaretama)
- Macolzinhado (Cascavel)
- Pacajus (Chorozinho)
- Penedo (Maranguape)
- Pesqueiro (Capistrano)
- Tijuquinha (Baturité)
- Junco (Granjeiro)

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

açudes sangrando ceara quadra chuvosa açudes ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar