Laboratório do SUS faz oficina de diagnóstico de problemas de saúde

A oficina, voltada nesta edição para os colaboradores da ESP/CE, trata da sistematização de problemas da escola para estruturação de soluções

A Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece) treina 77 colaboradores da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) em oficina de "Design de Serviços", com foco na resolução de problemas estratégicos da instituição. O evento teve início na terça-feira, 28, e prossegue até esta quinta-feira, 30. A oficina é promovida pelo Laboratório de Inovação no SUS do Ceará (Felicilab), que faz parte da ESP/CE e produz soluções tecnológicas, de pesquisa e de desenvolvimento na área da saúde, através do design, da programação e das narrativas.

O líder do time de Design do Felicilab, Ranielder Freitas, conta que o objetivo desta edição é tratar da sistematização de problemas da escola para estruturação de soluções com Desing Thinking (método que estimula a criação de produtos e processos).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A estruturação e norteamentos diagnosticados na oficina consideram que os serviços públicos devem ser pautados para atender às necessidades das pessoas, sendo assim, o processo metodológico da oficina tem as pessoas e suas necessidades como componente balizador”, explica o líder.

Preparativos para a Oficina

Segundo ele, a oficina vem sendo idealizada pelo Felicilab no decorrer de três meses e compreende dois momentos.

No primeiro, chamado de Pré-Oficinas, foi realizada uma escuta qualificada com integrantes das seis áreas que compõem a ESP/CE para diagnosticar os problemas, as causas e consequências. A partir disso, foi estruturado um banco de problemas por ordem de prioridade definida com critérios pré-estabelecidos.

Já no segundo momento, ocorre a oficina geral, na qual esses problemas são revisitados e categorizados por grupos de afinidade, para que assim sejam traçados os norteamentos iniciais para a resolução.

"Design para Salvar Vidas"

Nesta edição, a oficina é destinada ao quadro de colaboradores da ESP/CE. Ao todo, estão inscritos 77 colaboradores. O líder aponta ainda que, infelizmente, na área da saúde são raras as iniciativas de inovação que consideram o design como componente essencial para resolução de problemas.

“Isso se dá pela própria compreensão popular de que o Design se resume ao desenvolvimento de produtos de uso geral e peças gráficas com características meramente estéticas. Com isso, a busca por soluções interdisciplinares acaba sendo inconscientemente sabotada pela falta de uma compreensão mais ampla do 'Design para Salvar Vidas'”, afirma.

Nos moldes da oficina de Design de Serviços da ESP/CE, em 2021, o Felicilab atendeu a uma demanda da Secretaria de Políticas Públicas do Estado do Ceará (Sepos). Também foram realizadas outras oficinas de apoio à construção de Políticas Públicas vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

De acordo com Ranielder, para o próximo evento está sendo alinhada uma nova oficina para a Casa Civil do Estado do Ceará e os movimentos sociais, destacando que a metodologia da oficina é adaptável a qualquer contexto, considerando um tempo para compreensão da demanda e do planejamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

oficina de design esp ce saúde design ceará design para salvar vidas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar