Maior aula de natação do mundo leva crianças para aprender habilidades essenciais

Evento aconteceu no Beach Park e contou com a participação de 924 crianças, de 4 a 14 anos. Objetivo é alertar as famílias sobre a importância dos pequenos aprenderem a nadar

Uma aula de natação com 924 crianças de escolas públicas e projetos sociais de Aquiraz e Maracanaú ocorreu nesta nesta quinta-feira, 23, no Beach Park. O evento intitulado “Aula de natação salva vidas” aconteceu em parceria com a Prefeitura Municipal de Aquiraz, cidade sede do Parque, e tem objetivo de alertar as famílias sobre a importância dos pequenos de 4 a 14 anos aprenderem a nadar.

Esta é a 11ª edição do evento classificado como a Maior Aula de Natação do Mundo. A ação volta a acontecer após dois anos, por conta da pandemia de Covid-19. Um momento marcante da aula foi quando o salva-vidas Hilário Lima auxiliou Maria Sophia, de 8 anos, cadeirante, a ter seu primeiro contato na vida com uma piscina. Bastante emocionada, a garota falou timidamente da alegria de viver aquela experiência. “Muito legal. Tô gostando muito”, relatou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Aula didática 

 

Para alertar de forma didática sobre a importância de saber nadar logo nos primeiros anos de vida, os instrutores têm expertise em lidar com o público infantil. “É uma aula bem lúdica, uma aula de introdução ao meio líquido em 30 minutos, não tem como ensinar a nadar, mas sim mostrar que estar na água é um negócio legal e pode ser seguro. Para isso, o Beach Park, disponibiliza guarda-vidas e professores de educação física. A gente montou uma aula de 30 minutos para quase mil crianças. Foi fantástico, a energia é muito boa”, explica Rafael Feitosa, coordenador de Operações do Beach Park, educador físico e instrutor da Maior Aula de Natação do Mundo.

Liciane é mãe de Ana Clara, de 9 anos. Ela acompanhou sua filha na aula e destaca a importância da criança vivenciar o momento e aprender sobre cuidados com a água. “É uma oportunidade nova, é de suma importância esse momento para ela. E estar aqui no Beach Park é excelente. Muitas crianças não têm oportunidade de viver isso. É um marco”, comentou. “Tá muito legal. Fiquei feliz e ansiosa quando fiquei sabendo que estaria aqui. Não dormi à noite”, complementou Ana Clara a menina.

A ação é uma iniciativa da World Waterpark Association (WWA- Associação Mundial de Parques Aquáticos), associação internacional que atende parques e locais aquáticos. A entidade organiza também a The World’s Largest Swimming Lesson (Maior Aula de Natação do Mundo), evento que mobiliza milhares de pessoas, em mais de 20 países, com objetivo de alertar sobre a importância vital de ensinar as crianças a nadar, a fim de evitar afogamentos.

Importância de saber nadar

 

Segundo dados da WWA, o afogamento é a principal causa de mortes acidentais de crianças entre 1 e 4 anos de idade, em 48 dos 85 países monitorados, além de ser a segunda causa de mortes acidentais de crianças até 14 anos.

Em 2014, seis anos após a primeira edição da Maior Aula de Natação do Mundo, a porcentagem de pessoas com essas habilidades essenciais saltou de 46% para 56%, de acordo com a Cruz Vermelha Americana. Os dados mostram ainda que o aprendizado de técnicas de segurança aquática melhorou desde o início da ação mundial. Nas últimas duas décadas, as mortes não intencionais por afogamento entre crianças diminuíram 38%, de uma taxa de 1,6 por 100.000 em 1999, para 1,0 em 2019, segundo dados do Centro Nacional de Estatísticas dos EUA.

Francisca Joelma, mãe de Francisco Ronald, de 12 anos, ressaltou que para além da experiência que as crianças estão vivendo dentro do Parque, não se pode esquecer o intuito da ação. “Os meninos hoje tiveram uma oportunidade muito única aqui no Beach Park, uma aula sobre natação. É uma oportunidade muito boa para começar a aprender a nadar”.

O coordenador de Operações do Beach Park, Rafael Feitosa, fala sobre o impacto da iniciativa na vida das crianças e do prazer de ajudar os pequenos nesse contato com a água. “É super gratificante. Tem algumas crianças que é o primeiro contato. O objetivo dessa aula é virar uma chave e mostrar pros pais, pros responsáveis, a importância das crianças saberem nadar, que é uma maneira de se proteger. Então, essa aula que a gente viveu hoje é uma virada de chave, o ‘start’ para essa jornada do contato da criança com a água de forma segurança”, destacou Rafael Feitosa.


Sobre o Beach Park Entretenimento

 

Com 36 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense. Localizado na Praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no País inteiro.

Atualmente, ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, quatro resorts, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 18 grandes atrações, recebeu em 2016 a notável marca de um milhão de visitantes. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

beach park aquiraz aula de natação salva-vidas crianças aprendem nataçao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar