Segurança Pública: "Se fosse simples, já tinha gente resolvendo com facilidade", diz Izolda

Governadora Izolda Cela aponta que as forças de segurança do Estado vivenciam violência com múltiplas causas

A governadora Izolda Cela declarou, durante aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesta quarta-feira, 22, que são grandes os desafios enfrentados pelos servidores das forças de segurança do Estado. Ao todo, 2.415 aprovados no concurso de 2021 iniciaram a formação na Academia Estadual de Segurança Pública, com carga horária de 1.400 horas/aula. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Segundo ela, os profissionais da segurança se encontram em uma situação de "violência epidêmica", com múltiplas causas e um nível elevado de complexidade. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Se fosse simples, já tinha gente resolvendo com facilidade. A gente olha para um lado e para o outro e ainda não vê ainda essas soluções muito fáceis, muito mágicas, porque é uma situação complexa”, afirmou Izolda Cela.

Para a governadora, a situação da Segurança Pública do Estado exigiria uma coordenação federativa mais forte e eficiente do que a existente.

Além disso, Izolda aponta como um dos principais dilemas da área o tráfico de drogas, sendo ele o motor para o desencadeamento de uma série de crimes.

“Nós não temos a devida atenção da instância que tem a responsabilidade constitucional de se dedicar mais a isso, de enfrentar essa situação com mais força e dedicação. Não temos isso por parte do Governo Federal, mas este Estado tem procurado trabalhar dia e noite com a dedicação de valorosos profissionais para proteger a população”, avaliou a governadora.

O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou o mérito dos aprovados "entre os melhores em todas as fases".

"Vocês que integram hoje o sistema de segurança receberão os melhores treinamentos e os melhores equipamentos para defender o povo cearense. A Polícia ideal é aquela que é admirada e respeitada pelos cidadãos, mas que ao mesmo tempo é temida pelos criminosos", disse ele.

Este foi o primeiro concurso da Polícia Militar com cotas para negros (20%) e ampliação da cota de mulheres para 15%. O Governo do Estado informou que os quadros da Polícia Militar tem incrmento de 13% com os novos agentes. Isso deve possibilitar, conforme a gestão, expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) para cidades com mais de 25 mil habitantes e de bases do Proteger (Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco). 

 2.400 alunos começam nesta quarta-feira, 22, Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará
2.400 alunos começam nesta quarta-feira, 22, Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Sobre o Curso de Formação de Soldados da PMCE

Devido a uma alteração aprovada em 2021 na Lei Estadual nº 13.729 de 2006, que trata do Estatuto dos Militares, o curso de formação começa logo após a conclusão do certame, com o candidato já integrado à carreira militar e sujeito à disciplina e hierarquia militar. Antes, o curso constituía uma fase do concurso público. 

Com o novo modelo, os alunos do curso de Formação de Soldados já serão, desde o período de formação, militares estaduais, na condição de Alunos-Soldados.

Serão trabalhadas disciplinas como: Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente aos Grupos Vulneráveis; Ética; Direitos Humanos; Mediação e Resolução de Conflitos; Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar; Policiamento Comunitário; Policiamento Ostensivo Geral em Viatura; Procedimentos Operacionais da PMCE e Tiro Policial Defensivo, dentre outras.

O Curso de Formação será realizado na sede da Aesp e em Unidades da PMCE nos municípios de Fortaleza; Caucaia; Maracanaú; Paracuru; São Gonçalo do Amarante (Pecém); Maranguape; Sobral; Tianguá; Canindé; Crateús; Itapipoca; Russas; Jaguaribe; Juazeiro do Norte; Brejo Santo; Quixadá; Iguatu; Tauá e Crato.

Com informações do repórter Carlos Holanda

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

soldados pmce izolda cela governo do ceará segurança pública concurso pmce aula inaugural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar