322 candidatos aprovados no concurso da Funsaúde são convocados neste mês de junho

Os convocados são contratados como empregados públicos e irão substituir, gradualmente, os empregados cooperados e terceirizados

A Fundação Regional da Saúde (Funsaúde) do Ceará convoca, neste mês de junho, 322 candidatos aprovados no concurso público homologado em março de 2022. Destes, 295 concursados serão lotados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e 27, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na área assistencial, assumem 244 trabalhadores; na área administrativa, 62; e na área médica, 16.

Para dar início a integração dos novos funcionários, será realizada uma cerimônia de boas-vindas no auditório do HGF nesta segunda-feira, 13, às 8h30min. Na ocasião, estarão presentes o titular da Secretaria da Saúde (Sesa), Marcos Gadelha, gestores da Funsaúde, do HGF e do Samu 192.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os concursados que assumem em junho serão divididos em três grupos. As convocações acontecem em datas distintas: 13, 20 e 27 deste mês. A chamada dá início ao processo de integração ao serviço e ao modelo de atenção que passa a ser adotado pela Funsaúde. O chamamento dos aprovados no concurso público passa a ser mensal.

Empregados públicos

Os convocados são contratados como empregados públicos. A modalidade garante todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e salários compatíveis com o mercado. Diferente dos servidores públicos, o contrato possui o mesmo regime jurídico dos trabalhadores da iniciativa privada, com algumas diferenças, porque o contratante é a administração pública.

Os novos funcionários substituem progressivamente terceirizados e cooperados e se somam aos servidores públicos que já atuam no serviço.

A substituição gradual de cooperados e terceirizados pelos empregados públicos tem o objetivo de garantir a continuidade do serviço e minimizar o impacto na assistência aos usuários.

A Funsaúde assumiu, no último mês de abril, a gestão do HGF e do Samu 192 Ceará, por meio de contratos celebrados com a Sesa. Servidores públicos que já atuam nas duas unidades foram cedidos à Fundação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

saúde funsaúde convocação candidatos funsaúde candidatos funsaúde assumem junho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar