Em posse, procuradora negra defende educação pública: "Sou fruto dela"

Os novos profissionais foram aprovados em concurso público iniciado em outubro de 2021. O certame foi o primeiro para a PGE no Ceará com base na Lei de Cotas

O Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi palco da solenidade de posse dos dez novos procuradores que irão integrar os quadros da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE), nesta sexta-feira, 10. Entre autoridades e familiares dos empossados, esteve a baiana Emanuela Silva, 29, recém chegada na capital cearense após ser aprovada na seleção pública iniciada em outubro de 2021. 

Mulher negra e filha de Emanuel de Jesus Silva e Eliane Amaral, a nova procuradora nasceu em Santo Antônio de Jesus, um município brasileiro do estado da Bahia, localizado a 187 km de Salvador. Foi na capital onde ela concluiu a graduação em Direito na Universidade Federal da Baia (UFBA). 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista ao O POVO, Emanuela lembrou ter feito parte do ensino público, sistema que defendeu em pronunciamento no Palácio da Abolição. Ela ressaltou buscar "uma política pública de qualidade e inclusiva".

“Toda a minha trajetória foi amparada na educação pública, sou fruto dela. Eu escolhi transformar a minha vida pela educação, que foi minha porta de entrada e saída para tudo. É preciso enaltecer o ensino público de qualidade, buscando sempre o seu fortalecimento. (...) A liberdade de ter a faculdade de optar pela educação é inspirador e precisamos que ela seja efetivamente um direito de todos e para todos", reforçou a procuradora.

O último concurso para procuradores foi realizado em 2008. Após a realização do novo exame, o resultado final foi divulgado em maio deste ano. Sete vagas foram ocupadas por candidatos de ampla concorrência, uma por candidata que se declarou com deficiência e duas por aprovados com autodeclaração de candidatos negros, cumprindo as cotas previstas no edital. O concurso foi o primeiro para a PGE-CE com base na Lei de Cotas.

Emanuela destacou a luta feminina pela ocupação dos espaços de lideranças, sobretudo da mulher negra, e endossou a importância da representatividade . "Não poderia deixar de enaltecer a força feminina na luta pela ocupação do espaço de liderança e sobretudo da mulher negra. É uma honra estar neste lugar de fala dando voz a tantas mulheres brilhantes que por muitas vezes ficaram silenciadas", reforçou. 

""A mulher negra ela tem dois estímulos muito fortes. Além de ser mulher, na luta da igualdade de gênero, tem a questão da luta racial. Então, assim, pra mim é um abre portas para gerações que estão vindo. Como eu falei no meu discurso de reitero acho que você só vai conseguir que uma criança negra almeja em determinado estado, determinadas ocupações, se ela consegue olhar pra uma televisão, olhar pra uma tela de cinema e enxergar essas pessoas. Por isso que a representatividade é tão importante, é preciso se enxergar, é como se fosse o espelho. Olha, ela é negra e conseguiu, eu também posso conseguir". <br><br>"

O evento contou com as presenças da governadora Izolda Cela e procuradora-geral do Estado, Camily Cruz, familiares dos empossados e outras autoridades.

Além de defender a importância da transparência e transversalidade da PGE em busca da segurança jurídica cearense, Izolda destacou ainda o papel do serviço público diante das dificuldades e desafios que a sociedade brasileira enfrenta. Como foco, ela destaca a importância do investimento na educação pública.

"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente refletir o que outras gerações fizeram. Só a educação liberta. Só educação transforma o mundo. Hoje assumimos um compromisso com a Procuradoria do Estado do Ceará e com a população de bem servimos", disse. 

Ainda em pronunciamento, a chefe do Executivo estadual agradeceu aos presentes e avaliou que os empossados devem fortalecer o nome da PGE. "É um momento festivo para instituição essa entrada de novos e novas e procuradoras, e com certeza a instituição os recebe, os acolhem de braços abertos. Vocês vêm para fortalecer e qualificar cada vez mais o serviço, um serviço importantíssimo da procuradoria, dessa representação do Estado", sublinhou a pedetista e pré-candidata do PDT ao Palácio da Abolição.

"Que possamos, nos diversos campos de atuação representando o Estado judicialmente, seja ampliando na materialização das políticas públicas e na orientação dos gestores, contribuir de modo satisfatório para a realização de uma justiça verdadeiramente igualitária", completou Izolda.

Entre os presentes à solenidade, estiveram o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Antônio Abelardo Benevides, além dos secretários Sandro Caron (Segurança Pública), Flávio Jucá, secretário-executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil. Estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas.

Também marcou presença o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora, e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Vicente Braga.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PGE posse governo Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar