Fortaleza e mais 124 cidades cearenses têm alerta para chuvas e ventos intensos; veja lista

Inmet alerta para possibilidade de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante o período

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou nesta terça-feira, 24, que Fortaleza e mais 124 cidades cearenses devem registrar chuvas e ventos intensos. As precipitações devem ter entre 20 e 50 milímetros (mm) e os ventos podem chegar até 60 km/h. O alerta é válido para até às 10 horas desta quarta-feira, 25.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O aviso meteorológico tem grau de Perigo Potencial, destacando-se no grau 1 de 3. Para este alerta, o instituto destaca que a possibilidade é de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ao todo, o Inmet classifica os alertas em três graus:

- Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. É necessário se manter informado sobre as condições meteorológicas previstas.

- Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Necessário saber sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

- Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

Orientações

Para caso de rajadas de ventos, o Inmet orienta para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco leve de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propagandas.

O uso de aparelhos ligados à tomada também deve ser evitado. Por último, o órgão pede para que mais informações sejam adquiridas por meio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros nos números 199 e 193, respectivamente.

Previsão

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê precipitações nos próximos dias. Para esta quarta-feira, 25, o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, na Jaguaribana e no norte do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, alta possibilidade de chuva isolada.

Na quinta-feira, 26, a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões. O órgão informa que, em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico, além de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade, além do sistema de brisa.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

previsão tempo chuvas ceará chuvas fortaleza ventos ceará ventos fortaleza inmet alerta inmet

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar