Covid-19: quarta dose é liberada para pessoas a partir de 70 anos no Ceará

Para tomar a quarta dose, é necessário ter tomado a terceira há pelo menos quatro meses. Liberação segue recomendação do Ministério da Saúde.

Idosos a partir de 70 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em lares de longa permanência já podem tomar o segundo reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 no Ceará. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). De acordo com a pasta, a orientação foi repassada para os 184 municípios cearenses nessa quarta-feira, 4, e todos estão autorizados a iniciar a vacinação com as doses disponíveis em estoque.

Para o segundo reforço (quarta dose) é necessário já ter tomado o primeiro reforço (terceira dose) há, pelo menos, quatro meses.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, destaca que a vacinação é a principal estratégia de controle da pandemia. “O Ceará é um dos estados com maior porcentagem de população vacinada no País e devemos seguir incentivando essa imunização para conseguirmos retornar à normalidade", afirma.

Segundo o Vacinômetro, com dados atualizados às 17 horas de ontem, 52.879 idosos acima de 80 anos receberam o segundo reforço contra o coronavírus no Ceará. O número corresponde a 66% da meta nesse público alvo. 

A aplicação da segunda dose de reforço no Estado teve início no dia 30 de março de 2022. Ao todo, 86.796 doses já foram distribuídas para esse fim.

Com os novos perfis contemplados na recomendação do MS, quase 400 mil cearenses deverão ser vacinados durante as próximas semanas. Cada município deve definir e divulgar as estratégias para o alcance dos grupos. Em nota, a Sesa lembra que "sugere a priorização das faixas etárias por ordem decrescente".

Em Fortaleza, a aplicação da quarta dose tem seguido listas de agendamento. Pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos e pessoas com mais de 80 anos que perderam seu agendamento podem se dirigir até os shoppings Central, Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. Os idosos também estão sendo atendidos em postos de saúde que possuem sala de vacinação Covid-19.

 Até o momento, conforme o Vacinômetro, 17.087 fortalezense com 80 anos ou mais receberam o segundo reforço. O número corresponde a 53% da meta para esse público. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não divulgou o início da aplicação da quarta dose em idosos a partir dos 70 anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina quarta dose covid-19 coronavirus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar