Praias do Ceará com manchas de óleo estão impróprias para banhos, alerta Semace

Órgão ambiental diz que é preciso aguardar resultado de estudos científicos para saber até que ponto substância encontrada no litoral pode ser prejudicial à saúde humana

Pelo menos 13 praias cearenses que registraram o aparecimento de manchas de óleo foram classificadas como impróprias para banhos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Segundo o órgão, a medida foi adotada por precaução pois os estudos sobre a origem do material poluente ainda não foram concluídos. A orientação é que os frequentadores evitem nadar ou praticar outros esportes náuticos nos locais onde forem identificadas manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada.

Outra recomendação é que não sejam consumidos frutos do mar provenientes dessas áreas. Pesquisadores de universidades e órgãos ambientais visitaram nesta sexta-feira, 28, as praias onde o óleo foi encontrado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As amostras do material serão processadas em testes laboratoriais na próxima semana. O grupo pretende descobrir como a substância chegou ao litoral cearense. Uma das hipóteses estudadas é se o novo fenômeno tem relação com as manchas que invadiram praias do Ceará e de outros estados do Nordeste em 2019.

De acordo com o gestor ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes, enquanto não houver um parecer científico, não há como garantir a segurança dos locais para os banhistas.

“Se a gente não tem certeza do tipo de substância e até que ponto ela pode ser danosa para a saúde dos frequentadores, é mais do que adequado que nós, enquanto órgão ambiental, tenhamos essa postura cautelosa. A intenção é que as pessoas estejam cientes dos riscos”, alertou.

Entre as áreas litorâneas classificadas como impróprias para banho pela Semace estão a Praia do Futuro, em Fortaleza, Canoa Quebrada e Majorlândia, em Aracati, e Canto da Barra, em Fortim, todas conhecidas por atrair um grande número de frequentadores, principalmente aos fins de semana.

Segundo o boletim de balneabilidade, atualizado pela Semace nesta sexta, 28, o óleo encontrado nas praias pode oferecer diversos riscos à saúde, alguns, inclusive, ainda desconhecidos.

A substância não deve ser tocada sem luvas devido ao risco de queimaduras na pele. Se, por descuido, alguma parte do corpo entrar em contato com o material, a principal orientação é higienizar a área atingida com sabão e água corrente.

Na próxima segunda-feira, 31, a Semace fará uma reunião com as prefeituras das cidades onde as manchas de óleo foram registradas para definir a logística da operação de retirada do material.

O órgão informou que toda a substância recolhida será incinerada em uma fábrica de cimento localizada em Caucaia, que dispõe de licença ambiental específica para este tipo de procedimento.

Áreas com registro de manchas de óleo no Ceará

 

Aracati

Cumbe

Canoa Quebrada

Majorlândia

Quixabá

Fontainha

Lagoa do Mato

 

Fortim

Canto da Barra

Pontal

 

Aquiraz

Porto das Dunas

Prainha

 

Fortaleza

Praia do Futuro

Sabiaguaba

 

Beberibe

Prainha do Canto Verde

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praias impróprias ceará banho de praia ceará litoral cearense manchas de óleo ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar