Operação Gênesis, que prendeu policiais, cumpre mandados contra civis em Fortaleza e Pacatuba

Há evidências da participação dos suspeitos nos crimes de tráfico de drogas, receptação e desmanche de veículos roubados, além de assaltos

A Operação Gênesis, do Ministério Público Estadual  do Ceará (MPCE) cumpre nesta quarta-feira, 15, cinco mandados de prisão e de busca e apreensão contra cinco pessoas em Fortaleza e Pacatuba. Operação, desencadeada ainda em 2016, prendeu policiais e ex-agentes de segurança suspeitos de envolvimento com crimes ligados ao tráfico de drogas. 

Na 5ª fase, os alvos são suspeitos dos crimes de tráfico de drogas, receptação e desmanche de veículos roubados, além de assaltos. É investigada também a participação deles em organização criminosa com atuação nacional. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Operação teve início no final do ano de 2016, com o objetivo de desvendar as ações criminosas de grupos ligados a organizações criminosas responsáveis pelo tráfico de drogas e armas, assaltos e homicídios na Capital e Região Metropolitana. Segundo o MPCE, durante a investigação, foi possível identificar o envolvimento de traficantes com policiais, que se estruturaram de forma organizada para cometer vários crimes.

A maioria dos integrantes da organização criminosa era composta de agentes e ex-agentes de segurança pública do Estado e de pequenos e médios traficantes locais. Juntos, eles praticaram uma série de infrações penais, como os crimes de extorsão, organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo, entre outras.

Ainda de acordo com o MPCE, os alvos dos policiais eram cuidadosamente escolhidos entre traficantes com poder aquisitivo alto ou que já tinham alguma passagem pela Polícia, o que facilitava as exigências, as abordagens e o alcance das vantagens pretendidas pelo grupo. Os agentes públicos tinham acesso ao sistema de informações da Polícia para selecionar as “vítimas” e planejar as ações.

Com o avanço das fases da operação, o MPCE descobriu outras ramificações do bando e nesta 5ª fase avançou para desarticular um grupo formado exclusivamente por civis com atuação em Fortaleza e Maracanaú.

Retrospectiva

 

Na primeira fase da Operação Gênesis, deflagrada em setembro de 2020, foram cumpridos 17 mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em Maracanaú. Do total de alvos, nove eram policiais militares da ativa, três eram policiais civis da ativa e cinco eram civis (sendo quatro homens suspeitos de atuarem como traficantes e um policial civil aposentado, apontado como o líder da organização criminosa).

Na segunda fase da Operação, deflagrada em outubro de 2020, foram cumpridos 16 mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em Caucaia. Entre os alvos estavam três policiais militares e três policiais civis da ativa, nove suspeitos de tráfico de drogas e um ex-policial militar.

Na terceira fase da Operação, em maio de 2021, foram cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo 21 contra integrantes de organizações criminosas (08 já recolhidos ao sistema penitenciário estadual) e cinco contra policiais militares do Ceará em Fortaleza e em Caucaia.

Na quarta fase da Operação, em julho de 2021, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, dentre eles 7 mandados de condução coercitiva contra policiais militares e um mandado de prisão contra um militar apontado como líder do grupo, além de medidas cautelares restritivas em desfavor de todos dos suspeitos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar