Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Aumentam de dois para nove os casos de "doença da urina preta" no Ceará

Segundo a Secretaria da Saúde, as amostras de peixes contaminados com a toxina que causa a doença estão sendo avaliadas
12:14 | Set. 10, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que os casos da doença de Haff, mais conhecida como “doença da urina preta”, aumentaram de dois para nove no Estado. No início do mês de agosto, a Sesa investigava os dois casos suspeitos após notificação feita depois de pacientes serem internados em decorrência do consumo do peixe da espécie arabaiana.

Em nota, o órgão relata que as amostras dos peixes contaminados foram enviadas para a pesquisa de toxina, e que aguarda confirmação laboratorial. Em 2021, até 21 de agosto, dos nove casos notificados, quatro foram homens e cinco mulheres, com a idade média de 51 anos.

Os sinais e sintomas 


- Dor muscular de início súbito na região cervical (pescoço, trapézio, dorso) presente em 4 pacientes (44,44%);
- Dor muscular em membros inferiores e superiores presente em todos os casos (100%);
- Urina escura (vermelha a marrom) também em todos os casos (100%);
- Dores nas articulações em quatro pessoas (44,44%);

- Febre em apenas um (11,11%).

A doença

 

A “doença da urina preta” é causada pela ingestão de uma toxina encontrada em algumas espécies de peixe e crustáceos, como o tambaqui, o badejo, a arabaiana, a lagosta e o camarão.

Geralmente a toxina é encontrada em peixes que não foram armazenados de forma correta. Mesmo com o cozimento, a toxina provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas e libera elementos de dentro dessas fibras na corrente sanguínea. Isso justifica os sintomas, que incluem dores musculares e nas articulações.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Adversário do Ceará, Grêmio amarga vice-lanterna e é o quarto pior mandante do Brasileirão

Série A
11:59 | Set. 10, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Adversário do Ceará no duelo do próximo domingo, 12, às 11 horas, em Porto Alegre, o Grêmio-RS tenta reagir em meio à crise que enfrenta no Campeonato Brasileiro. Na zona de rebaixamento desde a segunda rodada, a equipe gaúcha é o penúltima colocada da competição e tem o quarto pior aproveitamento como mandante.

Inicialmente comandado por Tiago Nunes, hoje treinador do Alvinegro, o Tricolor só conseguiu conquistar o primeiro triunfo na Série A na 10ª rodada. Antes disso, foram seis derrotas e três empates. Com a chegada do ídolo Felipão, o time azul, preto e branco até conseguiu resultados positivos, mas ainda está na vice-lanterna, com 16 pontos.

Com dois jogos atrasados em razão do calendário cheio - diante de Flamengo-RJ e Atlético-MG -, o Grêmio-RS quer aproveitar o início do segundo turno para espantar a má fase. Com o primeiro compromisso dentro de casa, diante do Vovô, o desafio será melhorar o retrospecto na Arena.

Em nove partidas disputadas em casa, o Imortal teve duas vitórias, quatro empates e três derrotas, que renderam dez pontos conquistados e aproveitamento de 37% - à frente apenas de Chapecoense-SC, Sport-PE e Corinthians-SP. Foram sete gols marcados e outros sete sofridos.

Nos dois últimos compromissos, ambos como mandante, os comandados de Luiz Felipe Scolari venceram o Bahia por 2 a 0 e perderam para o Timão por 1 a 0. A exemplo dos alvinegros, os tricolores também tiveram maior período de preparação devido ao adiamento da partida contra o Galo.

"Está todo mundo pressionado nesse momento, e os jogos tomam cada vez mais uma característica de decisão. Vai ser um jogo duríssimo, e a gente vai dar o máximo para estudar eles bem e tentar tirar proveito do que puder fazer lá", afirmou Tiago Nunes, que ficou à frente da equipe de Porto Alegre por 74 dias e estreará pelo Ceará na antiga casa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ex-Grêmio, Jael projeta reencontro e almeja evolução do Ceará no returno da Série A

Camisa 9
11:16 | Set. 10, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Além do técnico Tiago Nunes, que estreará no comando do Ceará, o atacante Jael também reencontrará um velho conhecido na partida diante do Grêmio-RS, no próximo domingo, 12, às 11 horas, em Porto Alegre, pela 20ª rodada da Série A. Jogador do Tricolor entre 2017 e 2019, o camisa 9 mira uma vitória no embate e projeta evolução do Alvinegro sob novo comando.

No clube gaúcho, o centroavante de 32 anos conquistou o título da Copa Libertadores e um Campeonato Gaúcho, além de balançar as redes em jogos importantes e virar xodó da torcida. Na disputa por uma vaga no time titular do Vovô, o jogador esperar conquistar um triunfo na velha casa.

"Todos tentando dar o seu melhor para poder entender o mais rápido possível o que o Tiago vem passando. Tem sido uma semana proveitosa, que todo mundo tem dado o melhor de si. Agora é ter esse primeiro jogo e espero que a gente consiga um grande resultado e possa ter uma sequência de bons jogos", disse Jael à Vozão TV, canal oficial do clube no YouTube.

Depois da troca no comando técnico, com a demissão de Guto Ferreira, Tiago Nunes iniciou os trabalhos no último dia 1º e desde então teve o calendário livre para os treinos - o jogo contra o Palmeiras, pela 19ª rodada do Brasileirão, foi adiado. O atacante destaca a qualidade do elenco e afirma que o novo modelo de jogo pode contribuir para a equipe alçar voos maiores.

"A gente espera sempre fazer o nosso melhor, sempre almejando estar subindo na tabela. Nós temos um time de muita qualidade. Com o trabalho e a qualidade que a gente vem desempenhando nesses dias de treino com o Tiago, a gente tem tudo para fazer um grande segundo turno. Espero que a gente possa fazer o torcedor feliz, subir na classificação e ser melhor do que no ano passado", projetou o camisa 9.

Reforço do Ceará para a temporada 2021, Jael disputou 18 partidas e anotou quatro gols. O centroavante é um dos cinco jogadores pendurados com dois cartões amarelos para a sequência do Campeonato Brasileiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Passaporte da vacina para entrar em eventos no Ceará será debatido pelo Estado hoje, 10

ECONOMIA
10:53 | Set. 10, 2021
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Diante do avanço do processo de imunização e do andamento do plano de retomada gradual das atividades sociais e econômicas no Ceará, a exigência da vacinação para acesso a serviços e eventos no Estado será o próximo tema discutido pela gestão estadual.

A viabilidade, bem como eventuais regras da implementação e abrangência do conhecido como "passaporte da vacina" será o foco da reunião semanal do Comitê multisetorial de enfrentamento à pandemia de Covid-19 do Estado desta sexta-feira, 10 de setembro. 

Informação foi divulgada pelo Governador do Estado, Camilo Santana (PT), em transmissão ao vivo pelas redes sociais que afirmou posicionamento favorável a adoção da medida.

"Esperamos nos próximas reuniões do Comitê aprovar essa implementação porque não podemos ter nenhum tipo de retrocesso no processo de retomada econômica e no combate a Covid-19", frisa Camilo. 

O debate sobre a medida entra em paralelo com o avanço na retomada das atividades e deve ser uma das formas de avançar na liberação dos eventos sociais no Ceará, impulsionando a recuperação da economia no Estado, conforme o governador. 

Conforme balanço do "vacinômetro" do estado, até a última quarta-feira, 8 de setembro, foram aplicadas 8,3 milhões de doses de vacina contra Covid-19. São 5,6 milhões de primeiras doses e 2,7 milhões de pessoas completamente imunizadas contra o coronavírus com as duas doses ou dose única da vacina.

Frente aos números de vacinas aplicadas, e o impacto gerado nos números da pandemia, com redução de novos casos e mortes pela Covid-19, Camilo pontua que espera vacinar toda população do Ceará até o fim do ano como forma de garantir a permanência da recuperação econômica

Contudo, o surgimento de novas variantes tem preocupado as entidades sanitárias e de saúde do Estado e como forma de incentivar a vacinação, o governador destaca a importância da implementação da exigência de vacinação para acessos aos serviços, estabelecimentos e livre circulação em espaços públicos no Estado. 

"Estamos muito pertos de superar esse momento, falta pouco, mas ainda precisamos ter cuidado, ter cautela. Precisamos da colaboração de todos", complementa o gestor estadual. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará apresenta maior taxa de ausência escolar por motivo de saúde no Brasil

AUSÊNCIA ESCOLAR
10:38 | Set. 10, 2021
Autor Gabriel Borges
Foto do autor
Gabriel Borges Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o Ceará é o estado brasileiro com maior percentual de absenteísmo escolar por motivo de saúde, já que 65,7% dos entrevistados cearenses informaram que faltaram a escola pelo menos um dia por motivos relacionados à saúde, nos 12 meses anteriores à pesquisa. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), com números referentes ao ano de 2019.

Com 65,7% dos estudantes cearenses declarando falta por motivo de saúde, o Ceará apresentou o maior índice nacional. Em um recorte que avalia apenas a rede escolar privada cearense, o número é ainda mais elevado. Mais de 72% dos estudantes entre 13 e 17 declararam que faltaram aula por motivo de saúde.

A pesquisa ouviu estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em todo o Brasil. Ao todo, 11,8 milhões de jovens de 13 a 17 anos, dos quais 7,7 milhões tinham de 13 a 15 anos e 4,2 milhões, de 16 ou 17 anos.

De acordo com o IBGE, 5,8 milhões (49,3%) são meninos e 6 milhões (50,7%) são meninas. Entre os entrevistados, 10,1 milhões (85,5%) estudavam em escolas públicas e 1,7 milhão (14,5%) em escolas privadas.

Em relação a um dos tópicos questionados na pesquisa, o Ceará ficou acima da média nacional quando o assunto foi o absenteísmo escolar por motivo de saúde, além de aparecer como o estado brasileiro com o índice mais elevado em relação aos demais.

No Brasil, 55,9% dos estudantes relataram que faltaram pelo menos um dia de aula por motivos relacionados à saúde, número que apresenta um aumento de 2,8%, se comparado com os dados da última pesquisa, que havia sido realizada em 2015.

LEIA TAMBÉM| Camilo detalha ao vivo programa que viabiliza geração de 20 mil empregos no Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Amazon Web Services contrata para Fortaleza; CD em Itaitinga tem duas vagas

ECONOMIA
10:32 | Set. 10, 2021
Autor Beatriz Cavalcante
Foto do autor
Beatriz Cavalcante Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Amazon Web Services (AWS), plataforma da Amazon.com que oferece serviços de computação em nuvem, contrata para Fortaleza. A vaga reforça o data center da marca na capital cearense, após o anúncio oficial do Centro de Distribuição (CD) da Amazon em Itaitinga, Região Metropolitana, que agora caiu de quatro para duas ofertas de postos de trabalho.

Para se inscrever, basta candidatar-se no site Amazon.jobs, ou então no perfil do LinkedIn da empresa. No País, a empresa está com 327 oportunidades de emprego abertas. 

O cargo na AWS para a cidade cearense tem status de diretoria e é para Arquiteto Principal de Modernização de Mainframe, que é o sistema integrado de computadores capaz de processar grandes volumes de informações em curtos espaços de tempo.

Já para o CD em Itaitinga, dos postos que eram para engenheiro de suporte de TI II, parceiro de negócios de Recursos Humanos, analista financeiro e gerente local de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança), agora anunciam apenas o de analista financeiro e o de engenheiro de suporte de TI II.

Para Fortaleza, a vaga anuncia que o talento deve ajudar os clientes na arquitetura, desenvolvimento e reengenharia de aplicativos que podem aproveitar totalmente a nuvem AWS.

O trabalho é com projetos de mudança de jogo, desenvolvimento de aplicativos e adoção de tecnologia em nuvem. Esperam um candidato que tenha atribuições de resolução de problemas, bom senso comercial e experiência técnica comprovada na liderança de equipes multifuncionais.

Conforme O POVO publicou, a Amazon Web Services, braço da empresa, já havia entrado em acordo com o Governo do Ceará para instalação de um centro de inovação digital em projeto pioneiro na América Latina, que prevê formar mil jovens cearenses e professores da rede estadual. O Centro de Competências para Transformação Digital também vai promover ações de pesquisa e digitalização dos serviços públicos.

Mas para o anúncio oficial do data center, Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), diz que a decisão está nas mãos da Amazon. Isso porque, segundo ele, a empresa passa por procedimentos internos de compliance (conformidades com as legislações) e também devido ao cenário da pandemia nos Estados Unidos, sede da companhia.

"A característica deles é ir estruturando os projetos deles de forma silenciosa. Vão contratando gente, vão contratando fornecedores. Quando fazem o anúncio é porque já estão prontos para operar", diz, relembrando que também foi da mesma maneira no Data Center em Itaitinga.

Em relação à previsão de viagem para conversas sobre a Amazon Web Services de Fortaleza com a marca, Maia diz que o Governo do Estado ainda não sabe se o anúncio será realizado em Seattle, sede da companhia nos Estados Unidos, ou no Brasil.

O POVO procurou a Amazon.com para dar mais detalhes da contratação de Arquiteto Principal de Modernização de Mainframe, mas ainda não obteve retorno.

Dentre as qualificações básicas para Fortaleza, a empresa pede:

  1. Mais de sete anos de experiência técnica prática com mainframe, sistemas legados não x86 e com tecnologias como COBOL, JCL, CICS, DB2 para z /OS, Assembler, PL/I, Java, Rexx, arquivos simples/sequenciais, GDGs e VSAM.
  2. Mais de sete anos de experiência projetando arquiteturas para sistemas empresariais seguros.
  3. Mais de sete anos de experiência projetando e implantando soluções de software e middleware usadas em empresas globais da Forbes de 2000.
  4. Mais de dois anos de experiência em uma função de líder técnico na migração de cargas de trabalho de sistemas legados de mainframe e não x86 para infraestruturas x86 distribuídas no local ou na nuvem.
  5. Mais de dois anos de experiência na integração de sistemas legados de mainframe e não x86 com servidores x86 distribuídos baseados em Linux ou Windows.
  6. Bacharelado ou mais de sete anos de trabalho ou experiência militar.

Já as qualificações desejadas para a vaga em Fortaleza são:

  1. Graduação em Ciência da Computação, Engenharia, Matemática ou áreas afins.
  2. Certificações ativas da AWS
  3. Experiência com ferramentas e metodologias usadas para migrar cargas de trabalho de mainframe por meio de emulação de hardware / middleware, conversão automatizada de código e re-plataforma.
  4. Experiência com análise de aplicativos de mainframe no local e armazenamentos de dados para formular planos para modernizar cargas de trabalho que alcancem os resultados de negócios desejados pelo cliente.
  5. Experiência prática atual de implementação.
  6. Experiência na liderança de clientes com iniciativas de modernização de mainframe e legado.
  7. Experiência com emuladores de mainframe, ferramentas de conversão de código e dados.
  8. Experiência com modernização Cobol e portabilidade de código de aplicativo entre plataformas.
  9. Experiência com migração de armazenamento de dados legados proprietários para bancos de dados relacionais.
  10. Experiência com replicação de dados de sistemas legados ou mensagens.
  11. Capacidade de avaliar e planejar migrações para uma plataforma de nuvem.
  12. Conhecimento de Cloud Computing, serviços AWS como EC2, RDS, VPC, Containers, Microsserviços e tecnologia Serverless.

Detalhes do cargo analista financeiro para Itaitinga

Anunciado desde o dia 22 de julho, o cargo de analista financeiro passa por responsabilidades como fornecer relatórios dos resultados financeiros, compreensão do desempenho do Brasil e tendências métricas, entre outros.

Das habilidades pessoais, o foco é capacidade de atender prazos apertados e priorizar cargas de trabalho, atenção aos detalhes, viés para ação, incluindo a capacidade de conciliar múltiplas prioridades e cumprir prazos, excelentes habilidades de comunicação escrita e oral, além de um olho para a melhoria contínua do processo, incluindo a capacidade de inovar e simplificar tanto as finanças quanto as operacionais processos.

Já as qualificações preferenciais para a vaga passam por MBA ou Bacharelado em Contabilidade, Finanças, Negócios e ou disciplina semelhante. Também vão observar uso de Excel avançado e habilidades de modelagem de negócios; capacidade de traduzir grandes quantidades de dados em informações úteis e conclusões acionáveis; forte modelagem analítica e financeira, e habilidades de relatório; capacidade de gerenciar várias prioridades concorrentes simultaneamente e conduzir projetos à conclusão etc.

Detalhes cargo engenheiro de suporte de TI II para Itaitinga

Para engenheiro de suporte de TI II, consta que foi uma vaga publicada no site da empresa com sede em Seatlle (EUA) no dia 19 de abril deste ano. No descritivo para a função está conhecimento técnico e habilidades especializadas para oferecer suporte, construir, implementar e melhorar soluções de tecnologia. Com isso, a ideia é gerenciar grandes projetos que afetam vários locais em uma região.

Já as responsabilidades do cargo incluem, dentre outros itens, resolução de problemas difíceis de TI, planejamento e coordenação de CMs e modelos de CM, colaborar com equipes internas ou fornecedores para executar projetos, liderar esforços de melhoria contínua, participar na contratação, treinamento e desenvolvimento de terceiros, subir até 49 libras (cerca de 22 quilos), bem como ficar em pé e caminhar durante turnos de 12 horas, além de viajar até 25% do tempo.

A preferência das qualificações exigidas é ter bacharelado em Ciência da Computação ou área relacionada a TI, certificações Microsoft Certified Solutions Expert e Microsoft Certified IT Professional Systems Administrator, excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal, habilidade para gerenciar projetos de alta prioridade, entre outros.

Benefícios na Amazon

Dentre as vantagens, a Amazon oferece benefícios de saúde a partir do dia 1º e até 20 semanas de licença parental paga, dispensam uso de terno e gravata: "Venha como você está porque jeans, camisetas, tênis e às vezes um colete de segurança neon serão o seu traje diário", informa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags