Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Validade da carteira estudantil 2020 é prorrogada até 30 de setembro

Os estudantes que possuem o documento do ano de 2020 podem continuar utilizando regularmente em transportes públicos.
08:51 | Ago. 31, 2021
Autor Levi Aguiar
Foto do autor
Levi Aguiar Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) prorroga mais uma vez a validade das carteiras estudantis 2020 até 30 de setembro. Os estudantes que possuem o documento do ano de 2020 podem continuar utilizando regularmente em transportes públicos.

LEIA MAIS | Ceará tem 26% da população vacinada contra a Covid-19

Jovens relatam medo de ir a pontos de vacinação por causa de conflito entre facções

Neste ano de 2021, até o mês de agosto, foram registradas 233.398 mil solicitações de carteiras, considerando os alunos das redes pública e particular. Para solicitar o documento estudantil, basta acessar o site da Etufor clicando aqui e enviar os documentos e aguardar a validação do processo por e-mail.

Os estudantes podem realizar ou atualizar a biometria facial por meio da plataforma digital. Para os alunos que fizeram a solicitação do documento, já é possível acompanhar o andamento do processo através deste link.

Os estudantes que já receberam a carteira de estudante de 2021 podem antecipar a validade do documento. Basta realizar o agendamento através da plataforma para, em seguida, se dirigir à sede da Etufor para a liberação do uso.

Além disso, durante a vacinação de adolescentes contra Covid-19, em Fortaleza, os jovens que não possuem carteira de identidade ou RG (Registro Geral) podem levar a certidão de nascimento e um documento com foto (identidade estudantil ou bilhete único) para a imunização.

Atendimento presencial

 

A Etufor disponibiliza o atendimento presencial em sua sede, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30, nas unidades dos shoppings RioMar Kennedy e Aldeota, de 10 às 16h30min, mediante agendamento. Outra alternativa para os usuários buscarem os serviços da Etufor são os postos do Vapt Vupt, que retomaram o atendimento presencial e agendado, de segunda a sexta-feira, entre 11 e 17 horas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Etufor amplia itinerário da linha 906 a partir deste sábado, 14

Notícia
23:37 | Ago. 12, 2021
Autor Isabela Queiroz Especial para O POVO
Foto do autor
Isabela Queiroz Especial para O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) amplia o itinerário da linha de transporte coletivo 906 - Caça e Pesca/Serviluz/Varjota a partir deste sábado, 14. A linha, que opera com oito veículos, 59 viagens por dia e intervalo de 12 minutos, passa a trafegar pela rua Sena Madureira, avenida Duque de Caxias, rua General Sampaio e, em seguida, retorna para a rua Castro e Silva para continuar o itinerário anterior.

A alteração no itinerário tornou-se viável após ser identificado o ganho de velocidade operacional nas faixas exclusivas em que a linha 906 já circulava, como nas avenidas Abolição e Historiador Raimundo Girão, onde tem priorização de transporte. A ampliação visa atender aos usuários da área comercial do Centro da Cidade. 

LEIA MAIS | Etufor prorroga novamente a validade das carteiras estudantis de 2020

Na avenida Duque de Caxias, uma das novas vias por onde a linha passa a operar, por exemplo, houve um ganho de 35% de velocidade dos ônibus, já na rua General Sampaio, de 30%.

Confira a relação das ruas do novo itinerário:

1 Rua Desembargador Germiniano Jurema
2 - Rua Zezé Diogo (retorna)
3 - Rua Desembargador Germiniano Jurema
4 - Avenida Dioguinho
5 - Avenida César Cals
6 - Prof. Rua Henrique Firmeza
7 - Rua Zezé Diogo
8 - Avenida Vicente de Castro
9 - Avenida da Abolição
10 - Avenida Historiador Avenida Raimundo Girão
11 - Avenida Almirante Avenida Barroso
12 - Avenida Pessoa Anta
13 - Avenida Alberto Nepomuceno
14 - Av. Conde d’ Eu
15 - Rua Sena Madureira
16 - Av. Visconde do Rio Branco
17 - Av. Duque de Caxias
18 - Rua General Sampaio
19 - Rua Castro e Silva (segue itinerário)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza: Motoristas de aplicativo com final de placa 6 são convocados para vistorias

Transporte por aplicativo
15:11 | Ago. 03, 2021
Autor Levi Aguiar
Foto do autor
Levi Aguiar Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os motoristas de aplicativos com veículos de placa final 6 começaram a ser convocados para realizarem vistorias nos veículos. A chamada ocorre durante todo o mês de agosto. A programação obedece ao calendário 2021 de vistorias para veículos de transporte individual de passageiros por plataforma digital. O agendamento deve ser feito pelo site, clicando aqui. O valor da avaliação é de R$ 110,23.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ressalta que os motoristas com final de placa 1 a 5, que perderam o prazo ou estão com suas vistorias vencidas, devem agendar a avaliação a qualquer momento.

Os motoristas que já passaram pela vistoria em 2020 não precisam fazê-la em 2021. Além disso, os motoristas que nunca fizeram as vistorias em seus veículos e querem começar a operar devem se regularizar, pois estão passíveis de multa e apreensão.

LEIA MAIS | Vendedores ambulantes têm material de trabalho apreendido na Beira Mar

Auxílio emergencial 2021: veja tabela de saque da 4ª parcela e informações do calendário da 5ª

A Etufor informa que as vistorias visam garantir a segurança dos passageiros, avaliando itens básicos, como estado e conservação dos pneus, sistema elétrico e carroceria.

Além disso, a vistoria verifica o uso correto das identidade visual da empresa. O motorista deve obedecer ao Decreto No. 14.415, que determina o tamanho máximo de adesivo 14cm x 14cm, afixado no vidro traseiro no lado direito superior, sinalizando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”.

Após a vistoria, é emitido o selo e o respectivo laudo, comprovando a aprovação. “Caso o veículo não atenda aos itens necessários e seja reprovado, o motorista pode realizar as adequações e agendar nova vistoria. Os motoristas que não realizarem as vistorias dos veículos dentro do prazo previsto estão passíveis de multa e apreensão nas blitzes que são realizadas pela Etufor”, informa a empresa, em nota.

SERVIÇO

Para agendar, os motoristas devem acessar o site https://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 110,23 e apresentar o veículo no dia e hora marcados à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União).

CALENDÁRIO VISTORIAS 2021

PLACA: Final 6
MÊS: agosto

PLACA: Final 7
MÊS: setembro

PLACA: Final 8
MÊS: outubro

PLACA: Final 9
MÊS: novembro

PLACA: Final 0
MÊS: dezembro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags