Incidente no Pecém segue em apuração; Bombeiros ressaltam importância da prevenção
André Ribeiro, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, conta que semanalmente há reunião com os representantes das empresas para a execução do plano contra incêndios.
Após o incidente que provocou forte estrondo e uma coluna de fumaça na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) afirma que está havendo apuração sobre o patamar da ocorrência. Conforme o tenente-coronel André Ribeiro, além da atuação contínua da corporação no Complexo do Pecém, as empresas possuem estrutura com diversos itens de segurança.
"No caso de uma ocorrência fugir do controle, a primeira coisa que ela deve fazer é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros”, afirmou o tenente-coronel em entrevista à Rádio O POVO CBN nesta quarta-feira, 11. Questionado sobre o incidente e a segurança da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), o tenente-coronel relata que os Bombeiros, semanalmente, estão se reunindo com os representantes das empresas para a execução do plano contra incêndios. “A gente trabalha visando a prevenção dos sinistros. Em relação à questão da segurança contra incêndio, todas as empresas possuem um plano”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As reuniões semanais também buscam "fortalecer" o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), coordenado pelo CBMCE, que representa um processo de associação de entidades privadas e públicas, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência: “O PAM trabalha em cima da possibilidade de uma ocorrência de maior vulto”.
Um vulto seria uma ocorrência que transcende as condições de resposta do local. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará explicou que, em síntese, o Plano serve para quando um sinistro (incidente) ocorre em uma empresa, da região ou local, e seu poder de resposta não é suficiente para combater a situação. É quando os demais membros são avisados - empresas que trabalham no entorno - para somar esforços, seja por meio de equipamentos, pessoal ou logística.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente