Secretário de Turismo afirma que projeto de restauração do Farol do Mucuripe será divulgado em agosto

O gestor da Secretaria Estadual do Turismo confirma o projeto de restauração do Farol do Mucuripe. "Será executado o reparo o mais breve possível", promete Arialdo Pinho

O gestor da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Arialdo de Mello Pinho, confirma o projeto de restauração do Farol do Mucuripe. O secretário adianta que o processo de licitação da obra já está sendo concluído e será divulgado no mês de agosto. "Será executado o reparo o mais breve possível", promete o titular da Setur.

LEIA MAIS | Restauração do antigo Farol do Mucuripe é cobrada pelo MPCE

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Farol do Mucuripe é um dos cartões postais de Fortaleza. Esta restauração é cobrada não somente por setores da sociedade civil, mas também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), regional do Ceará. As informações são da coluna do Eliomar de Lima.

História

O antigo Farol do Mucuripe foi construído há 176 anos. Ele é considerado um patrimônio histórico tombado pelo Estado do Ceará e está localizado no bairro Serviluz, em Fortaleza. A estrutura não passa por uma restauração desde o ano de 1982.

A situação foi cobrada em uma audiência pública realizada no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), na última terça-feira, 29. Por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Fortaleza.

Representantes da Setur e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) estiveram presentes na audiência. Após ouvir as partes do Estado, o MPCE informou que celebrará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Estado para garantir o compromisso de restauração e segurança do prédio. O caso será acompanhado pelo Ministério Público por meio de um inquérito civil público instaurado.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Farol do Mucuripe REFORMA patrimônio Histórico

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar