Colóquio discute interações entre criança, cidade e meio ambiente

O evento acontece de forma virtual, em duas manhãs de programação, é gratuito e oferece certificado de participação. As vagas são limitadas

O Instituto da Infância (Ifan) realiza o Colóquio Infâncias, Cidade e Meio Ambiente nos dias 27 e 29 de julho. O evento é gratuito e emite certificado de participação. Os interessados podem se inscrever por meio da plataforma de eventos on-line Sympla. As vagas são limitadas.

O evento acontece em duas manhãs de programação on-line por meio da plataforma Zoom e convida a comunidade acadêmica brasileira e profissionais voltados às interações possíveis entre criança, cidade e meio ambiente a ouvirem especialistas e refletirem sobre o assunto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Sindicato promove evento gratuito sobre impactos da pandemia no meio ambiente 

Além de rodas de conversa abertas à participação do público, o Colóquio exibe a websérie jornalístico-documental “Infâncias, Cidade e Meio Ambiente”, produção audiovisual que acaba de ser concluída pelo IFAN e aborda o direito da criança à cidade e ao meio ambiente de qualidade.

O evento encerra o ciclo 2021 de atividades desenvolvidas pela Ação Olhares Eco Protetores, do Projeto Primeira Infância é Prioridade, que é realizado pelo IFAN em parceria com a Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), ANDI Comunicação e Direitos e conta ainda com o patrocínio da Petrobras.

Lançamento de websérie jornalístico-documental 

Em quatro episódios de cinco minutos cada, a websérie “Infâncias, Cidade e Meio ambiente” compartilha reflexões, insights e experiências de profissionais atuantes pelo direito das crianças viverem em cidades lúdicas, arborizadas e seguras.

O primeiro episódio da produção aborda o confinamento da infância na modernidade e explica porque as crianças precisam de experiências em espaços públicos, especialmente na natureza. Já o segundo episódio faz uma análise da paisagem urbana e natural da cidade de Fortaleza, além de refletir sobre a atual oferta de espaços para a criança na Capital cearense.

O episódio de número três passeia sobre aspectos territoriais e sociais da região do Grande Mucuripe, conjunto de bairros localizado no extremo nordeste de Fortaleza. No quarto e último episódio, a série destaca a necessidade do poder público ouvir as crianças na elaboração dos planejamentos urbanos das cidades e narra experiências de Fortaleza (CE) e Jundiaí (SP) nesse sentido.

A websérie “Infâncias, Cidade e Meio ambiente” será publicada na íntegra na internet. A partir do dia 29 de julho, todos os episódios estarão disponíveis no canal de YouTube “Instituto da Infância - IFAN” e no perfil do IFAN no Instagram (@ifan.institutodainfancia).

Programação do Colóquio

Dia 1 - 27/7

8:00h às 8:30h - Abertura: IFAN, ANDI Comunicação e Direitos e Petrobras

8:30h às 8:40h - Lançamento da websérie jornalístico-documental "Infâncias, Cidade e Meio ambiente" (Exibição de episódios 1 e 2)

8:40h às 9:40h - Roda de Conversa 1 - Tema: Como reaproximar a criança urbana da natureza?

Convidados:

Marieta Colucci (SP), arquiteta, co-fundadora e educadora do Apé - Estudos em Mobilidade e consultora em planejamento urbano no Centro de Criação de Imagem Popular – Cecip.

JP Amaral (SP), coordenador do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana.

Guilherme Blauth (SC) artista, facilitador de brincadeiras e pesquisador em educação, infância e natureza.

9:40h às 10:00h - Encerramento com Facilitação Gráfica

Dia 2 - 29/7

8:00h às 8:30h - Abertura

8:30h às 8:40h - Continuação da websérie jornalístico-documental "Infâncias, Cidade e Meio ambiente" (Exibição de episódios 3 e 4)

8:40h às 9:40h - Roda de Conversa 2 - Tema: Quem é a criança fortalezense e por que escutá-la?

Convidadas:

Lara Picanço (CE) pedagoga, Vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Mariana Gomes (CE) gerente de Projetos no Laboratório de Inovação da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

Rita de Cácia Oenning da Silva (SC) diretora executiva da Usina da Imaginação, cineasta, realiza filmes e projetos de engajamento envolvendo crianças e seus familiares em diferentes contextos.

9:40h às 10:00h - Retrospectiva do evento, Facilitação Gráfica e agradecimentos

Serviço

Colóquio Infâncias, Cidade e Meio ambiente

Inscrições: Sympla

Data: 27 e 29 de julho de 2021.

Horário: 8h às 10h.

Local: Transmissão via Zoom, pela plataforma de eventos on-line Sympla

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IFAN COLÓQUIO CIDADE CRIANÇA MEIO AMBIENTE INSTITUTO DA INFÂNCIA EVENTO GRATUITO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar