PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Tremor de terra é registrado em Maranguape

Esse é o quarto tremor de terra registrado em território cearense no mês de julho

18:22 | 23/07/2021
Este é o quarto abalo que atinge o Estado  (Foto: LabSis/UFRN)
Este é o quarto abalo que atinge o Estado (Foto: LabSis/UFRN)

Na madrugada desta sexta-feira, 23, às 02h50min, um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.8 mR (magnitude regional brasileira), foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na região do município de Maranguape, a 247 km da capital.

De acordo com o o mestre em geofísica e técnico do LabSiS, Eduardo Menezes, a magnitude desse tremor pode ter sido observada pela escuta, mas não implica em consequências físicas. Esse já é o quarto evento registrado no Ceará no mês de julho. Nos dias 4 e 6 foram registrados tremores nos municípios de Santa Quitéria e Sobral. Com magnitudes de 2.0 e 1.5, respectivamente. 

O último ocorreu no início do mês, mais precisamente no dia 9, no município de Cariré, com magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. Esse evento especificamente foi sentido por moradores das localidades de Maracajá, Serra do Rosário e Jaibaras. De acordo com Eduardo, esse tremores são comuns neste período e costumam ocorrer nos territórios do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

Conforme a Defesa Civil do Ceará informou ao LabSis, não foram registrados impactos físicos em decorrência do tremor. O POVO entrou em contato com a Defesa Civil através de telefone e Whatsapp, mas não houve retorno até a publicação.