Tremor de terra é registrado em Maranguape

Esse é o quarto tremor de terra registrado em território cearense no mês de julho

Na madrugada desta sexta-feira, 23, às 02h50min, um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.8 mR (magnitude regional brasileira), foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na região do município de Maranguape, a 247 km da capital.

De acordo com o o mestre em geofísica e técnico do LabSiS, Eduardo Menezes, a magnitude desse tremor pode ter sido observada pela escuta, mas não implica em consequências físicas. Esse já é o quarto evento registrado no Ceará no mês de julho. Nos dias 4 e 6 foram registrados tremores nos municípios de Santa Quitéria e Sobral. Com magnitudes de 2.0 e 1.5, respectivamente. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O último ocorreu no início do mês, mais precisamente no dia 9, no município de Cariré, com magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. Esse evento especificamente foi sentido por moradores das localidades de Maracajá, Serra do Rosário e Jaibaras. De acordo com Eduardo, esse tremores são comuns neste período e costumam ocorrer nos territórios do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

Conforme a Defesa Civil do Ceará informou ao LabSis, não foram registrados impactos físicos em decorrência do tremor. De acordo com o chefe do núcleo de sismologia da Defesa Civil do Ceará, Francisco Brandão, ainda não houve uma resposta da Defesa Civil Municipal de Maranguape. "Eu conversei com a Defesa Civil Municipal de Maranguape e pedi pra que eles identificassem o local, mas até o momento não houve nenhum retorno", explica. Ele acrescenta que essa magnitude fica no limiar da percepção, e quando é num local isolado, a percepção às vezes nem ocorre pela população. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LabSis tremor de terra maranguape laboratório sismológico da UFRN

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar