Filhote de gavião resgatado recebe alta de hospital veterinário em Santa Quitéria

Médico veterinário que cuidou do animal acredita que ele estava machucado pois provavelmente caiu do ninho.

No dia 5 de maio, a ave da espécie “gavião-asa-de-telha” foi encontrada por guardas municipais no município de Santa Quitéria. O animal silvestre foi encaminhado para atendimento no Hovet – Hospital Veterinário do Centro Universitário Inta (Uninta). De acordo com o médico veterinário Jefferson Vieira, o animal chegou ao hospital ainda filhote e provavelmente caiu do ninho, pois ainda não voava.

Após dois meses de cuidados, o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) voltou novamente ao Hospital Veterinário para buscar a ave. O animal estava curado. “Quando chegou, ele rejeitava toda a comida que oferecemos e estava bastante agitado, mas tivemos progresso e seu estado atual é considerado ótimo”, comentou o profissional de saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Motorista diz que DJ Ivis só foi preso devido a repercussão do caso

Ceará recebe hoje 176 mil doses da AstraZeneca; expectativa é de outros lotes nesta semana

O BPMA informa que o animal foi encaminhado para um local apropriado. “Ele foi levado para a Unidade Conservacionista Bicho do Mato, no município de Horizonte, onde contará com profissionais especialistas em falcoaria”, afirmou o tenente César, comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar do BPMA de Sobral.

Segundo Valcledes Oriente, também responsável pelo tratamento do animal silvestre, a ave tratava-se de um Parabuteo Unicinctus. Ele declarou que apesar das dificuldades no início, a ave saiu com um peso considerado excelente. “Realizamos um trabalho de tempo e controle alimentar. Ele está super bem e com um peso muito bom”, informou durante a entrega da ave.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gavião filhote de gavião resgate

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar