Reitor da UFC fala sobre o retorno presencial das aulas, previsto para setembro

Em entrevista à Rádio O POVO CBN, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) fala sobre o retorno presencial das aulas na instituição, previsto para setembro, esclarecendo que a volta só será possível mediante conquista de imunização que possibilite segurança à comunidade

Após o último decreto estadual de Camilo Santana, na sexta-feira, 25, anunciando a liberação das aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses, a Universidade Federal do Ceará (UFC) informou que a previsão do retorno presencial será em 27 de setembro, data que marca o início do semestre letivo. O reitor Cândido Albuquerque esclarece, no entanto, que a volta só será possível se conquistada imunização que dê segurança à comunidade.

Até o início do semestre, cabe ao professor decidir pelo retorno presencial de suas disciplinas, mas sem deixar de ministrar aulas remotas para os alunos que ainda desejarem seguir nessa modalidade de ensino. Conforme informado pela assessoria de imprensa da instituição, as disciplinas que já atuam de modo híbrido seguem da mesma forma. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | UFC prevê retorno de aulas presenciais obrigatoriamente no 2º semestre letivo, em setembro

No primeiro dia de retorno, movimentação de pessoas é baixa nas feiras de Fortaleza

Em entrevista à Radio O POVO CBN, o reitor da universidade explica que foi prestado todo o suporte necessário para que os alunos conseguissem acompanhar as aulas de forma remota. “Nós fizemos a maior ação de inclusão digital da história das universidades brasileiras. Toda a nossa comunidade passou a receber condições de atuar virtualmente no processo de aprendizagem. A gente sabe que há uma deficiência, principalmente no ensino básico", esclarece. 

A previsão é de que as aulas presenciais voltem em setembro mediante ampla imunização por meio da vacina contra a Covid-19, possibilitando, assim, segurança à comunidade da instituição. No entanto, Cândido fala que a permanência no modo remoto pode acarretar em prejuízo para a universidade, bem como o atraso no ensino. 

"Se daqui pra lá nós não conquistarmos uma imunização que dê segurança à comunidade, ninguém volta. Agora, o que a gente tem que verificar é o prejuízo que isso representa; por isso, estamos atentos e adotando todas as medidas para que seja possível o retorno", explica o reitor.

A universidade informou, na sexta-feira, 25, que vem se preparando para o retorno de suas atividades presenciais por meio da elaboração de planos de retorno gradual de servidores, levando em consideração medidas sanitárias que garantam a segurança da comunidade universitária.

Com relação aos sindicatos da UFC, como o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), que são contra o retorno presencial, o reitor se mostra aberto a conversas e acordos. “Estou à disposição. Se me procurarem, estou aberto ao diálogo”, informou.

Segundo o que foi informado pela ADUFC, a oposição à volta do modo presencial se dá pelo semestre letivo 2021.1 já estar aprovado e planejado de forma remota, além da instituição não ter salas estruturadas para receber alunos, tendo em vista que são fechadas e utilizam ar-condicionado. Ainda, faltam recursos para que todas as medidas sanitárias de segurança possam ser tomadas em toda a universidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RETORNO PRESENCIAL REITOR DA UFC AULAS REMOTAS O POVO CBN

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar