Reitores de universidades se manifestam contra retomadas das aulas presenciais

Participaram do manifesto os representantes do IFCE, da UECE, da URCA, da UFCA e da UVA. Reitores da UFC e Unilab não aderiram a decisão

Reitores de universidades públicas publicaram nesta sexta-feira, 21, manifesto em defesa da vida e da educação, colocando-se "contrários à possível retomada das aulas presenciais no atual momento". Participaram da declaração os reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o comunicado, a oposição ao retorno das atividades presenciais se deve ao, ainda, grande número de pessoas a serem imunizadas. "Reafirmamos nossa posição em defesa da vida de docentes, discentes, servidores e trabalhadores em regime de terceirização, bem como de suas famílias, motivo pelo qual nos colocamos contrários à presencialidade do ensino, enquanto não houver sido realizada a imunização completa da comunidade acadêmica", diz trecho do manifesto.

Os representantes apontaram o perigo eminente para a saúde de professores, muitos com comorbidades, estudantes e suas famílias, que são compostas por pessoas de diversos grupos, incluindo idosos, além da vulnerabilidade social de diversas famílias. "A vacinação é uma estratégia coletiva de imunização, motivo pelo qual sua eficácia depende do seu alcance a uma maioria. Infelizmente, esse ainda não é o cenário que vivenciamos hoje, agravado pela situação desigual nos aspectos econômico e social, além da desigualdade de acesso a serviços de saúde e de transporte", destacam.

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), também declarou o não retorno as aulas presenciais antes que 70% da população em geral esteja vacinada, a pandemia esteja sob controle e haja as devidas adequações de infraestrutura e transporte para assegurar segurança sanitária a todos os envolvidos.

Entre as instituições, o Conselho Superior do IFCE já assegurou a permanência das aulas remotas até pelo menos julho de 2021. Os reitores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), até o momento, não manifestaram um posicionamento sobre a possível retomada das aulas presenciais.

A declaração é assinada por Prof. Dr. Fabianno Cavalcante de Carvalho (UVA); Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior (URCA); Prof. Me. Hidelbrando dos Santos Soares (UECE); Prof. Dr. José Wally Mendonça Menezes (IFCE) e pelo Prof. Dr. Ricardo Luiz Lange Ness (UFCA). 

Confira o manifesto na integra

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aulas presenciais universidades reitores manifesto reitores universidades Ceará retorno aulas presenciais Ceará universidades públicas reitores

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar