Polícia prende suspeitos ligados à facção criminosa em Fortaleza e na RMF

Todas as prisões estão ligadas a um líder de facção criminosa detido em Ubajara, em 2020. Aparelhos celulares e uma pequena quantidade de drogas foram apreendidos

A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 20, uma operação que resultou no cumprimento de 13 mandados de prisão e dez de busca e apreensão, na Capital e nas cidades de Pacajus e Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A "Operação Malum" foi deflagrada para desarticular uma facção responsável por homicídios e tráfico de drogas em, pelo menos, quatro cidades da RMF.

A operação foi articulada após a prisão da liderança de uma organização criminosa local, Gutemberg de Souza Nogueira, em setembro de 2020. “Ele (o Gutemberg) era a principal liderança de um grupo criminoso que atuava em município, principalmente em Pacajus, mas também em Horizonte, em Chorozinho e em Fortaleza. A prisão dele, como eu sempre venho frisando, é o início das investigações”, informou o titular da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Kléver Farias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os alvos da operação são investigados pelos crimes de tráfico de drogas e homicídios. Os suspeitos possuem função de hierarquia na facção, aponta a Polícia.

De acordo com o delegado, a Polícia conseguiu identificar toda uma cadeia criminosa que Gutemberg comandava. E, com base na identificação desses suspeitos, a Draco pediu a prisão preventiva desses alvos. Inicialmente, foram expedidos 19 mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão. Até às 13 horas desta quinta-feira, foram realizadas 13 prisões na Capital e em Pacajus.

A Polícia não divulgou os nomes dos suspeitos. Alguns deles, ainda de acordo com Farias, tentaram fugir, mas foram capturados em seguida. Foram apreendidos com eles aparelhos celulares e uma pequena quantidade de drogas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

operação polícia civil facção criminosa fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar