PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

"Marco de registros": cearense lança livro sobre as embarcações artesanais do litoral

A obra será lançada nesta quinta-feira, 20, às 19h30min, no canal do Youtube do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC)

Gabriela Almeida
09:24 | 19/05/2021
O mestre em engenharia de pesca resolveu transformar o trabalho de doutorado em livro.  (Foto: Arquivo Pessoal)
O mestre em engenharia de pesca resolveu transformar o trabalho de doutorado em livro. (Foto: Arquivo Pessoal)

Se há algo entranhado na história cearense certamente é a relação dos homens com as embarcações. Esse é um dos temas abordados no livro Velas do Ceará – embarcações artesanais do litoral, que descreve os tipos de equipamentos desse porte existentes no Estado e fala dos carpinteiros por trás das produções, abordando características sociais e econômicas. A obra será lançada nesta quinta-feira, 20, às 19h30min, no canal do Youtube do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC).

O livro é o primeiro escrito pelo cearense Miguel Sávio, 64, mestre em Engenharia de Pesca e um apaixonado por "assuntos marítimos". O tema que norteou a obra foi inicialmente trabalhado em uma tese de Doutorado que o autor fez há pouco mais de dois anos, em seguida virou um documentário e por fim foi transformado no exemplar. A ideia era "mergulhar" em uma área pouco abordada.

"Ninguém fala dos carpinteiros artesanais. (o livro) fala dos carpinteiros, pescadores, da evolução da pesca em termos de inovações tecnológicas, da distribuição da pesca, explora o homem e as embarcações", destaca Miguel, completando: "Esse livro vai ser um marco de registros das embarcações que temos nessas época (...) tem um apelo de conhecimento, das pessoas conhecerem".

| LEIA MAIS | Covid-19: Ipu decreta lockdown e proíbe venda de bebidas alcoólicas

Mais de 600 papelotes de skunk são encontrados dentro de túmulo em Pedra Branca

O momento do lançamento contará com a participação de personalidades como a professora Maria Ozilea Bezerra de Menezes, diretora do Labomar; Artur Bruno, Secretário Estadual do Meio Ambiente do Ceará; e a ambientalista, velejadora e escritora Heloisa Schurmann, que foi quem escreveu o prefácio do livro.

"É um livro de observação etnográfica de grande importância científica e cultural por trazer não só a memória dos nossos mestres do mar, os Jangadeiros, como também a observação primorosa do autor Dr. Miguel Savio, sobre o conhecimento tradicional", elogiou Maria Ozilea.

Serviço 

Lançamento livro Velas do Ceará – embarcações artesanais do litoral

Quando: quinta-feira, 20, às 19h30min

Onde: canal do Youtube do Labomar

https://www.youtube.com/channel/UCm0LivHrVPrJpsSAkVwka0A

Veja documentário produzido pelo autor: