"Marco de registros": cearense lança livro sobre as embarcações artesanais do litoral

A obra será lançada nesta quinta-feira, 20, às 19h30min, no canal do Youtube do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC)

Se há algo entranhado na história cearense certamente é a relação dos homens com as embarcações. Esse é um dos temas abordados no livro Velas do Ceará – embarcações artesanais do litoral, que descreve os tipos de equipamentos desse porte existentes no Estado e fala dos carpinteiros por trás das produções, abordando características sociais e econômicas. A obra será lançada nesta quinta-feira, 20, às 19h30min, no canal do Youtube do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC).

O livro é o primeiro escrito pelo cearense Miguel Sávio, 64, mestre em Engenharia de Pesca e um apaixonado por "assuntos marítimos". O tema que norteou a obra foi inicialmente trabalhado em uma tese de Doutorado que o autor fez há pouco mais de dois anos, em seguida virou um documentário e por fim foi transformado no exemplar. A ideia era "mergulhar" em uma área pouco abordada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Ninguém fala dos carpinteiros artesanais. (o livro) fala dos carpinteiros, pescadores, da evolução da pesca em termos de inovações tecnológicas, da distribuição da pesca, explora o homem e as embarcações", destaca Miguel, completando: "Esse livro vai ser um marco de registros das embarcações que temos nessas época (...) tem um apelo de conhecimento, das pessoas conhecerem".

| LEIA MAIS | Covid-19: Ipu decreta lockdown e proíbe venda de bebidas alcoólicas

Mais de 600 papelotes de skunk são encontrados dentro de túmulo em Pedra Branca

O momento do lançamento contará com a participação de personalidades como a professora Maria Ozilea Bezerra de Menezes, diretora do Labomar; Artur Bruno, Secretário Estadual do Meio Ambiente do Ceará; e a ambientalista, velejadora e escritora Heloisa Schurmann, que foi quem escreveu o prefácio do livro.

"É um livro de observação etnográfica de grande importância científica e cultural por trazer não só a memória dos nossos mestres do mar, os Jangadeiros, como também a observação primorosa do autor Dr. Miguel Savio, sobre o conhecimento tradicional", elogiou Maria Ozilea.

Serviço 

Lançamento livro Velas do Ceará – embarcações artesanais do litoral

Quando: quinta-feira, 20, às 19h30min

Onde: canal do Youtube do Labomar

https://www.youtube.com/channel/UCm0LivHrVPrJpsSAkVwka0A

Veja documentário produzido pelo autor:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lançamento livro labomar livro embarcações artesanais velas do ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar