Primeira quinzena de maio tem chuvas abaixo da média nos principais afluentes do CE

Bacias do Salgado e Alto Jaguaribe são responsáveis por alimentar os principais reservatórios do Estado, Castanhão e Orós, que levam abastecimento para Grande Fortaleza e Região Sul do Ceará

A primeira quinzena do mês de maio registrou precipitações em quase todos os 184 municípios cearenses. No entanto, as principais bacias hidrográficas do Estado: Salgado e Alto Jaguaribe, na região Sul do Ceará, foram as localidades que receberam menos chuvas. A Bacia do Salgado registrou apenas 22,4 milímetros, ficando 65% abaixo da média normal meteorológica, que é de 65,5 mm. Já na Bacia do Alto Jaguaribe, foram observados apenas 28,2 mm, deixando o afluente 49% abaixo da média, que é de 55,3 mm para o mês. Os dados foram observados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os afluentes são responsáveis por alimentar os dois principais reservatórios do Estado: Castanhão, que é responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), e Orós, que abastece principalmente as cidades da região Centro-Sul do Ceará. Diante do cenário registrado e próximo do fim da quadra chuvosa, é necessário que as próximas precipitações ocorram nos locais certos, como nas bacias da Região Sul, para que haja escoamento da água em direção aos reservatórios estratégicos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A configuração do abastecimento do sistema hídrico no Estado nos primeiros dias do mês de maio segue com os melhores índices na Bacia do Acaraú (98,3%); Baixo Jaguaribe (137,7%) e Metropolitana (169,2%). As que se encontram abaixo da média, além de Salgado e Alto Jaguaribe, são: Banabuiú (-32,2%); Coreaú (-12,9); Curu (-17,2%); Litoral (-20,9%) e Médio Jaguaribe (-26,3%).

LEIA MAIS | Entenda onde precisa chover para que grandes açudes encham 

 + Açude Acarape, em Redenção, é o 19º a sangrar no Ceará

 

Chuvas no Ceará

Dados preliminares da Funceme, atualizado às 17h43min desta sexta-feira, 14, mostram que, até o momento, a média das chuvas no Ceará na primeira quinzena de maio foi de 82.1 milímetros, ficando apenas 8,9% abaixo da normal climatológica de todo o mês, que é de 90,7 mm. De acordo com o órgão, as chuvas têm se concentrado próximo à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no Litoral da Capital.

De acordo com a gerente de meteorologia Funceme, Meiry Sakamoto, as boas chuvas, principalmente no Norte do Estado, são devido a uma condição de baixa pressão atmosférica observada sobre o oceano. "Os meteorologistas chamam de cavado. Esse cavado favorece a formação das nuvens de chuvas. Vale observar também que, atualmente, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se posicionada em torno de 1º grau ao norte da linha do Equador e, por isso, não tem influenciado as condições do tempo no Estado”, explica.

LEIA TAMBÉM | Ceará segue com chuvas após noite de ventanias e oscilações de energia

Ao todo, choveu em 122 municípios nesta sexta-feira. Os maiores acumulados foram registrados em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 61 mm. Em seguida, aparece o município de Mulungu, com 58 mm, e Marco, com 57,4 mm. Em Fortaleza, é o segundo dia consecutivo de chuvas na cidade. As precipitações trouxeram uma variação de temperatura mais amena na região, entre 31° e 23°. A última atualização do órgão apontou que a Capital acumulou 73,1 mm, nos registros dos três postos: Água Fria (32mm); Messejana (23.5mm) e Castelão (17.6).

Conforme previsão da Funceme para o fim de semana, no sábado, 15, o Estado deve ter céu variando de nublado a parcialmente nublado, com eventos de chuva no Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Litoral Norte. Nas demais regiões, chuva isolada. No domingo, 16, o cenário é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas regiões.

Confira as 10 maiores chuvas do dia


- Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 61mm

- Mulungu (Posto: Mulungu) : 58mm

- Marco (Posto: Panacui) : 57.4mm

- Itapiúna (Posto: Fazenda Boa Vista) : 57mm

- Itapiúna (Posto: Itapiúna) : 54mm

- Quixeramobim (Posto: Assentamento Novo Canaa) : 52mm

- Canindé (Posto: Baixa Fria) : 50mm

- Baturité (Posto: Baturité) : 49mm

- Moraújo (Posto: Moraújo) : 48mm

- Maranguape (Posto: Olho D'água) : 45mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CHUVAS CEARÁ CHUVAS RESERVATÓRIOS CEARÁ CHUVAS BACIAS HIDROGRÁFICAS CEARÁ QUADRA CHUVOSA CEARÁ BACIAS HIDROGRÁFICAS RESERVATÓRIOS CEARÁ CASTANHÃO RESERVATÓRIO CEARÁ ORÓS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar