Com baixa adesão, Sesa reforça campanha de vacinação contra gripe no Ceará

Medo de contaminação da Covid-19 pode ser um dos fatores da procura pequena; grupo da primeira fase ainda poderá receber vacina nos posto durante segunda fase

Nesta terça-feira, 11, a campanha de vacinação contra a gripe avançou mais uma fase, tendo agora como público-alvo pessoas com mais de 60 de anos e professores. Mas indígenas, crianças, puérperas, gestantes ou trabalhadores de saúde integrantes da primeira fase da vacinação ainda poderão receber o imunizante nos postos durante a segunda fase. A baixa adesão tem preocupado as células de imunização tanto do Estado quanto da Prefeitura de Fortaleza. No Ceará, apenas cerca de um terço do total esperado compareceu aos postos em busca da imunização

A Secretaria da Saúde (Sesa) contabilizava mais de 1 milhão de pessoas na primeira fase, das quais apenas um terço compareceu, e 359.776 mil doses foram aplicadas. A cobertura vacinal do Estado ficou com um índice de 10,7. Os números são contabilizados apenas com pessoas da primeira fase. Com a nova fase, houve um pequeno aumento para 11,2%, no Ceará, e 9,4%, no Brasil, de acordo com os dados do Painel da Influenza 2021, do Ministério da Saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda assim, o orientador da Célula de Imunização da Sesa, Roberto Wagner Júnior, ressalta que os números preocupam. "Quando a gente pega o dado Ceará e compara com Brasil, você vê que Ceará está melhor em cobertura vacinal do que o Brasil. Apesar de estarmos um pouco acima da média do Brasil, isso não é nenhum motivo para relaxar, pelo contrário. É disseminar a importância das pessoas irem se vacinar", pontuou.

LEIA MAIS | Sesa recomenda 14 dias entre vacinação contra a Covid-19 e contra gripe

Segundo ele, o medo de contaminação da Covid-19 pode ser um dos fatores para a baixa adesão. "As pessoas têm medo de se infectar ao sair de casa, levar seus filhos ou até mesmo ir a uma unidade básica se expor", explicou. 

Para tentar incentivar a população, a Sesa orienta os municípios a concentrarem esforços no dia "D" da vacinação contra a Influenza.

Por que se vacinar contra a gripe

Manter a vacina da gripe em dia ajuda em três pontos: diminuição de óbitos, de internações e de complicações decorrentes da Influenz, como pneumonias ou meningites.  

Fortaleza

Na Capital, os números também ficaram bem abaixo do esperado. Nesta terça-feira,11, a coordenadora das ações de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Vanessa Soldateli, atualizou os dados sobre a vacinação em Fortaleza em live no Instagram. Segundo ela, 100 mil pessoas receberam uma dose do imunizante, o que representa cerca de 30% do público da campanha. 

De acordo com a coordenadora, o objetivo é ter uma cobertura vacinal de 90% para que seja possível interromper a cadeia de transmissão do vírus. Vanessa ressaltou que por volta do mês de fevereiro essa transmissão se intensifica e lembrou ainda que a vacina contra a Influenza é também considerada um imunizante pandêmico. "As pessoas devem ser lembrar da pandemia de 2009/2010 de Influenza H1N1. Então, a gente precisa das duas vacinas para determinados públicos que são os prioritários", explicou.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação contra gripe baixa adesão números campanha de vacinação ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar