Suspensão de bombeamento em trecho no São Francisco é adiada para o fim de maio

Paralisação estava prevista para começar nesta segunda-feira 10. A interrupção deve durar cerca de 45 dias para manutenção na barragem de Jati, no Ceará

A suspensão do bombeamento no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco foi adiada para o dia 25 de maio. Inicialmente, a paralisação estava prevista para começar nesta segunda-feira, 10. A interrupção será realizada para a execução de serviços de manutenção no Trecho 1, entre a captação e a Barragem Jati, no Interior do Ceará. O adiamento foi confirmado na última sexta-feira, 7, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

De acordo com o MDR, a paralisação deve durar cerca de 45 dias, conforme estava programado antes. Durante a interrupção, serão realizadas manutenção na Estação de Bombeamento 1 e a troca de válvulas das motobombas das Estações de Bombeamento 2 e 3, responsáveis por levar a água do Velho Chico para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Transposição: Ceará assina pré-acordo que garantirá a conclusão do Ramal do Salgado

A suspensão do bombeamento também servirá para a manutenção de revestimento nos canais que integram todo o sistema de operação do Trecho 1 do Projeto. A execução dos serviços foi discutida entre o MDR e os estados beneficiados. Durante a parada, serão suspensos os fornecimentos de água derivados do Eixo Norte. 

Inicialmente, a data prevista para execução dos serviços era 15 de março e depois passou para o dia 10 de maio. O primeiro adiamento teve o objetivo de melhor aproveitar a quadra chuvosa, aumentando a eficiência da chegada das águas ao estado do Ceará. 

LEIA TAMBÉM | Castanhão sobe 17 centímetros em 48 horas 

Sobre o Projeto


O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos, também na Paraíba, e serviços complementares que não comprometem a pré-operação. O total de execução física do trecho é 97,84%.

Logo após a conclusão das obras, a expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades paraibanas, pernambucanas, cearenses e potiguares.

No Ceará, as águas da transposição chegaram ao açude Castanhão no dia 10 de março de 2021. Do Castanhão, a água do São Francisco percorre o Eixão das Águas até a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde abastece a Capital e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.

São aproximadamente 350 quilômetros entre o reservatório Jati e o açude Castanhão. Antes de chegar ao maior reservatório do Estado, saindo de Jati, a água corre por 53 km no Eixo Emergencial do Cinturão das Águas (CAC). Na sequência, segue até Missão Velha, onde desemboca no Riacho Seco e, por gravidade, segue até o Rio Salgado, desaguando no Rio Jaguaribe até chegar ao Castanhão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PARALISAÇÃO TRECHO SÃO FRANCISCO SÃO FRANCISCO JATI CEARÁ MANUTENÇÃO TRECHO SÃO FRANCISCO BARRAGEM JATI SÃO FRANCISCO TRANSPOSIÇÃO SÃO FRANCISCO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar