Chefe de facção deixou o Ceará para fugir de investigações, mas dava ordens de SP

O homem estaria pelo menos desde 2019 em cidades paulistas, mas continuava sendo voz de comando no Ceará

Paulo Diego da Silva Araújo, o “Dino”, um dos chefes de facção incluído na Lista de Recompensas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi preso em uma residência na cidade de Salto, a 120 quilômetros da capital paulista, nesse domingo, 9. Ele teria deixado o Ceará para evitar investigações dos agentes cearenses e para buscar proteção, mas, mesmo distante, continuava no comando de homicídios e ataques.

O suspeito já responde a nove procedimentos policiais pelos crimes de roubo, roubo de carga, crime contra a fé pública, direção criminosa, furto qualificado, estelionato, além de integrar organização criminosa. Ele tinha mandado de prisão em aberto e é investigado por integrar facção oriunda de São Paulo, estado ao qual retornou procurando proteção. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS| Chefe de facção preso em SP teria envolvimento em atendado à Assembleia

Segundo a Polícia, ele residia em um condomínio de luxo em Salto e tomava precauções para não ser encontrado por agentes cearenses. "Ele retornou para São Paulo, achou que lá continuaria dando ordens para prática de crimes aqui no Estado e que ficaria imune", afirmou o secretário, Sandro Caron. 

"Não foi preso um líder de um bairro dessa facção. Foi preso a facção aqui no Estado (Ceará). Ele retornou para o estado de origem da facção e de lá ficou comandando essa atuação aqui. No que diz respeito ao Ceará, ele que tem voz de comando", pontuou ainda o titular da pasta. Caron acrescentou que ainda será feito um levantamento com as ações que tiveram a participação do suspeito como mandante, incluindo assassinatos.

LEIA MAIS| Um dos homens mais procurados do Estado é preso pela polícia cearense em SP

 

Prisão

O homem foi preso por policiais civis da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da PCCE, que estiveram em São Paulo para realizar a prisão. O titular da especializada, Cléber Farias, explicou que a operação Adicto instaurou 240 mandatos de prisão direcionados à facção paulista. "Dino" inicialmente não tinha relação com a operação, mas foi constatada a participação dele no chamado "Resumo da Disciplina", responsável pelo mandado de diversos homicídios. 

"A gente pode dizer que ele estava (em São Paulo) pelo menos desde 2019. Estava em uma casa alugada no nome de outra pessoa. Era uma casa de alto padrão. Pela situação que ele foi encontrado, você pode ver que ele tinha um alto poder aquisitivo fruto desses lucros aferidos com a prática desses crimes", pontuou o delegado. O suspeito esteve em diversas localidades no Estado e, na casa onde foi encontrado, ainda era possível encontrar malas.

Com informações da repórter Angélica Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

HOMEM PRESO CHEFE DE FACÇÃO ENVOLVIMENTO ATENDADOS ASSEMBLEIA ONDA DE VIOLENCIA CEARÁ BOMBAS ATENDADOS AO PATRIMONIO PÚBLICO CEARÁ CHEFE DE FACÇÃO dino

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar