Após Rio Maranguapinho transbordar, Defesa Civil atende 57 chamadas de alagamentos

Transbordamento atingiu a Capital, Maracanaú, Caucaia, Maranguape

Após as chuvas dos últimos dias em Fortaleza e em todo o estado do Ceará, o Rio Maranguapinho transbordou na madrugada desta sexta-feira, 7, atingido pelo menos três cidades da Região Metropolitana. Entre as 18 horas de ontem e as 7 horas de hoje, a Defesa Civil da Capital registrou 57 chamados, a grande maioria referente ao alagamento, que atingiu vias e residências.

O cenário de alagamento foi registrado em bairros como Conjunto Ceará, Bom Jardim e José Walter, e nas cidades de Maracanaú, Caucaia, Maranguape. Até o momento, de acordo com informações da Defesa Civil, as famílias não precisaram ser removidas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o engenheiro civil e coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, Régis Tavares, o transbordamento do Açude Carapeba, em Maranguape, foi o que causou os alagamentos e inundações nos imóveis no entorno do Rio Maranguapinho. “Essas ocorrências pontuais de alagamento foram quase todas no Parque Santa Fé, na fronteira com o município de Maranguape. As demais áreas de Fortaleza suportaram bem as chuvas das últimas 24h”, explica Regis Tavares.

LEIA MAIS

| As estações que definem o ano do Ceará |

| Qual o melhor horário para lavar roupas no período de chuvas? |

De acordo com o engenheiro, a Defesa Civil atua na proteção de famílias atingidas por algum desastre natural, como os alagamentos. “Geralmente, as pessoas têm prejuízos com esses desastres naturais. A gente tenta amenizar isso prestando socorro e alguma assistência para amenizar a situação, como algumas doações de cesta básica, lonas, colchonetes”.

Obras no entorno do rio

Foi divulgado no final desta manhã, 7, pelo Governo Estadual, uma Ordem de Serviço (OS) para início da execução das obras de urbanização do Rio Maranguapinho, na margem esquerda (Trecho II), no município de Fortaleza. A OS foi assinada pelo secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque. "Esta obra de intervenção urbana visa trazer melhoria das condições de habitabilidade da população que residia na faixa de alagamento nas áreas adjacentes ao Rio Maranguapinho”, lembra Zezinho Albuquerque. Assinada na última quinta-feira , 6, a obra tem previsão de um ano para conclusão e o contrato realizado com a empresa tem valor de R$ 15.441.087,37, com recurso federal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Alagamentos inundações Rio Maranguapinho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar