PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Autismo no ensino superior é tema de palestra promovida pela Uece nesta quinta-feira

O evento acontece no mês da conscientização do Autismo

07:50 | 29/04/2021
O evento será transmitido pelo canal oficial da Uece (Foto: UECE/Reprodução )
O evento será transmitido pelo canal oficial da Uece (Foto: UECE/Reprodução )

Em alusão ao Abril Azul, campanha voltada para a conscientização do Autismo, será realizada nesta quinta-feira, 29 de abril, uma palestra com o tema “Conversando sobre o Transtorno do Espectro autista no Ensino Superior”. A iniciativa é da Assessoria de Acessibilidade e Inclusão, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A transmissão será feita através do canal no Youtube da Uece, a partir das 9h.

LEIA TAMBÉM: Live discute impactos da pandemia em pessoas autistas nesta quinta, 29

A palestra será apresentada pela assessora de Acessibilidade e Inclusão da Uece, Marisa Aderaldo. Também elaboradora do evento, Marisa explica que cada aluno com transtorno do espectro autista possui particularidades. "O próprio termo espectro aponta a variedade, ou melhor, a intensidade do transtorno. Nem todos vão apresentar dificuldades na verbalização, nem todos vão demonstrar dificuldades para compreender metáforas ou expressões da linguagem facial e gestual", explica a professora.

A professora Marisa Aderaldo também ressalta que o conceito de deficiência, especialmente a intelectual, é ainda cercado de preconceito e desconhecimento. "São poucas as pesquisas acadêmicas que abordam a questão do aluno com transtorno do espectro autista no ensino superior, sobre suas rotinas acadêmicas, sobre a relação com colegas e professores", comentou. 

De acordo com a assessora, a intenção de se discutir sobre a presença desses alunos nas instituições é buscar compreender de forma ética suas particularidades. "Queremos discutir, em toda a comunidade de docentes, servidores e alunos, os caminhos que nos conduzam a uma atuação cidadã, em que possamos compreender mutuamente a situação única que é ter um aluno com transtorno do espectro autista em sala de aula, em espaços comuns na universidade, em projetos extensionistas e todas as vivências que a vida universitária pode proporcionar", completou Marisa.

LEIA TAMBÉM | TV Brasil estreia documentário sobre autismo nesta sexta

O evento contará, também, com a presença das professoras Fabrícia Silva, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e de Lídia Lourinho (Uece). Terá, ainda, a mediação pela professora Renata Russo (Uece), além da colaboração da professora Giovana Falcão (Uece). A palestra será acessível, com interpretação simultânea em Libras e janela de audiodescrição.

Serviço

 

Palestra: “Conversando sobre o Transtorno do Espectro autista no Ensino Superior.”
Quando: 29 de abril de 2021, quinta-feira, às 9 horas
Onde: Canal da Uece no YouTube
Com tradução em Libras