Camilo diz que respeita decisão da Anvisa sobre Sputnik, mas expressa "decepção e estranheza"

O governador cearense disse que continuará lutando pela autorização da vacina russa. "O que não aceitarei jamais é que haja qualquer tipo de politização desse processo. Isso é absolutamente inaceitável", complementou

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), se manifestou nas redes sociais na noite desta segunda-feira, 26, sobre a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter rejeitado os pedidos de importação e uso emergencial da vacina russa Sputnik V no Brasil. Camilo expressou “decepção e estranheza”, mas disse respeitar decisão.

“Embora respeite a decisão da Anvisa de veto ao uso emergencial da Sputnik V neste momento, não posso deixar de expressar minha decepção e estranheza, pelo fato da mesma vacina já ser usada em muitos países, e com eficácia demonstrada. O próprio Comitê Científico do Nordeste se posicionou favorável ao uso”, escreveu o chefe do Executivo estadual.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Qual a eficácia da Sputnik V contra o coronavírus?

“Continuarei lutando por essa autorização, de forma segura e seguindo todas as regras, para podermos trazer a vacina para nossa população o mais rápido possível. Principalmente diante da lentidão do Governo Federal no repasse de vacinas aos estados. O que não aceitarei jamais é que haja qualquer tipo de politização desse processo. Isso é absolutamente inaceitável”, argumentou Camilo.

Nas últimas semanas, os governadores do Nordeste ampliaram a pressão sobre a agência pela aprovação do imunizante, atualmente já aplicada em mais de 60 países. Em março, o Ceará já havia aprovado aquisição de 5,87 milhões de doses do imunizante.

Nas redes sociais, perfil oficial da vacina rebateu falas de diretores e técnicos da Anvisa. "A Sputnik V compartilhou com a Anvisa todas as informações e documentações necessárias, muito mais do que o utilizado para homologar a Sputnik V em 61 países. Esperamos que a ciência, e não a pressão de outro país, seja usada para a tomada de decisão", disse.

O deputado José Guimarães (PT) também protestou contra a decisão da Anvisa. “Anvisa reprova importação de uma vacina autorizada em mais de 60 países, com população de mais de 3 bilhões de pessoas. O Brasil nunca passou por isso. Até quando vamos suportar esse governo e seus agentes maquinarem contra vidas humanas”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina russa sputnik v anvisa rejeita importação sputnik camilo respeita decisão anvisa camilo comenta anvisa sputnik

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar