Idosos enfrentam fila e aglomeração em repescagem para vacinação contra Covid no Cuca

A repescagem acontece em quatro Cucas ((José Walter, Mondubim, Jangurussu e Barra do Ceará)

Na manhã de hoje, 20, houve filas e aglomerações de idosos em busca de vacinação contra a Covid-19 no Cuca da Barra do Ceará. Nessa segunda-feira, 19, e nesta terça, 20, a Prefeitura de Fortaleza oferece a chamada "repescagem", uma segunda chance para quem perdeu a data de agendamento da aplicação da vacina. A repescagem ocorre em quatro Cucas (José Walter, Mondubim, Jangurussu e Barra do Ceará), de 9h às 17h.

Veja imagens feitas pelo O POVO:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

LEIA MAIS | Repescagem para quem perdeu vacinação ocorre nesta segunda e terça em quatro Cucas |

Ana Vilma, de 76 anos, e Maria José, de 73 anos, contam que perderam uma das doses porque estavam gripadas e não poderiam comparecer ao local de vacinação. Ao jornal O POVO, as aposentadas contam que estarão aliviadas se conseguirem se vacinar, mas lamentam a falta de organização e estrutura do equipamento (Cuca da Barra) para receber a grande quantidade de idosos. “É muita gente! É muito desorganizado!”, lamenta Maria José.

Libia Ferreira, de 74 anos, também reclama da situação enfrentada no Cuca da Barra. "Tá demais! Na nossa idade, a gente não pode sair de casa (para não contrair o vírus). Não era para a gente estar nessa multidão aqui", lamenta Libia.

O jornal O POVO apura os depoimentos de pessoas que não perderam a segunda dose e que foram orientadas a se dirigir até o local para tomar o imunizante, mesmo não fazendo parte da repescagem. Segundo essas pessoas, elas ligaram para 0800 275 1475 (Cadastro Estadual de Vacinação) e foram orientadas dessa forma.

Motivo da aglomeração

Em entrevista, uma das pessoas responsáveis pela triagem na entrada do Cuca da Barra conta que as pessoas foram falsamente informadas de que hoje seria o último dia de vacinação para o grupo prioritário acima de 61 anos: "Hoje não é o último dia de vacina", afirma a fonte que não quis se identificar.

Ela também conta que o atendimento nesta terça-feira, nos Cucas, será somente para pessoas que perderam a data do agendamento, que é o caso da repescagem, e para pessoas que receberão a aplicação da segunda dose, mediante a confirmação do agendamento em seus cadastros na plataforma do Saúde Digital.

Já as pessoas que fizeram o cadastro, mas não receberam e-mail ou mensagem via WhatsApp sobre a aplicação da segunda dose não receberam a vacina no local: "Essas pessoas não poderão tomar a dose, mesmo elas estando no grupo prioritário", orienta a responsável pela triagem.

 

Posicionamento da Prefeitura de Fortaleza

No ao vivo de hoje, publicado nas redes sociais da Prefeitura, a coordenadora das Regionais em Saúde, Fabiana Sales orienta que a realização da repescagem no Cuca é exclusivamente para quem perdeu a data de agendamento da aplicação da vacina. "Hoje pela manhã, nós tivemos uma grande movimentação de idosos que não estavam agendados nem cadastrados para receberem as vacinas nos Cucas. Esses idosos precisam aguardar o seu agendamento e estarem cadastrados na plataforma do Saúde Digital. Se você é idoso e não perdeu o dia do agendamento, não adianta ir para os Cucas, pois nesse momento, vocês não terão a vacina garantida. E com isso, nós evitamos aglomerações nesses locais", conclui.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

*Com participação de Mônica Damasceno

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vacinação contra Covid-19 aglomeração cuca barra prefeitura de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar